Coimbra  29 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Transporte Flexível a Pedido chega na terça-feira à Lousã

30 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Transporte Flexível a Pedido chega na terça-feira à Lousã

O projecto “SIT Flexi, serviço de Transporte Flexível a Pedido da Região de Coimbra” entra em funcionamento, a título experimental, na próxima terça-feira (2), no concelho da Lousã.

O SIT Flexi é desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e, na Lousã, conta com a adesão de 11 taxistas que irão assegurar o serviço.

Segundo a Câmara Municipal, o projecto contempla cinco rotas que integram as quatro freguesias, variando os preços entre 1,05 euros e 2,80 euros, dependendo das deslocações.

A central de reservas funciona de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 15h00, devendo estas ser realizadas até às 15h00 do dia anterior ao dia da viagem, através de uma chamada gratuita para o número de telefone 800 200 201.

O Município da Lousã refere que as paragens estão assinaladas com placas colocadas nos respectivos pontos de encontro dos locais abrangidos, devendo os utentes, em caso de dúvida, contactar a central de reservas para pedir esclarecimentos.

“Este projecto tem como objectivo principal colmatar limitações ao nível do acesso ao transporte público convencional, oferecendo acessibilidade em áreas isoladas e dispersas”, disse a autarquia, acrescentando que “o Transporte de Passageiros Flexível permite dar resposta a necessidades de mobilidade específicas das populações mais envelhecidas ou com mobilidade condicionada que necessitem de um serviço de maior proximidade”.

O Serviço de Transporte Flexível a Pedido “é um serviço complementar à rede de transportes pública regular”, destinando-se a “proporcionar uma melhor qualidade de vida às populações, garantindo-lhes a possibilidade de se deslocarem à sede de concelho”.

De referir que o SIT Flexi é financiado pelo Programa de Apoio à Redução Tarifária e conta com a compartição do Município da Lousã.