Coimbra  27 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Transparência municipal: Miranda do Corvo lidera no distrito de Coimbra

8 de Fevereiro 2017

A Câmara de Miranda do Corvo congratulou-se, hoje, por ter subido para o 14.º lugar no ranking nacional do Índice de Transparência Municipal (ITM), ocupando o primeiro lugar no distrito de Coimbra.

“O Município melhorou 12,91 pontos face ao ano transacto, passando de 79,67 para 92.58 pontos (em 100 possíveis), alcançando mesmo a pontuação máxima de 100 pontos nas dimensões de Impostos, Tarifas, Taxas, Preços e Regulamentos; Contratação Pública e na Transparência Económico-Financeira”, refere a autarquia.

“O resultado novamente obtido no ITM é a prova que a grande aposta do Município com a renovação do site autárquico e com a introdução do Portal do Munícipe foi acertada e os seus frutos estão à vista”, afirma o presidente da Câmara de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, que considera que “a transparência é um dos pilares da administração local, é uma prioridade absoluta deste Executivo”.

Quanto à Câmara de Coimbra, o PSD veio recordar que, “em 2013, quando Manuel Machado venceu as eleições autárquicas, o Município era o 9.º mais transparente do país e, de lá para cá, desceu 209 lugares nesse índice”.

Já quanto ao Município de Penela, que ocupa o último lugar a nível nacional, a Câmara veio a público “repudiar que os critérios unilateralmente definidos pelos responsáveis por este índice não tenham sido correctamente aplicados e contabilizados”.

“Constatado o erro grosseiro na verificação e/ou ponderação dos critérios relativos à informação disponibilizada aos cidadãos no website do Município de Penela, solicitámos os devidos e merecidos esclarecimentos relativamente ao ranking publicado. Das várias tentativas de contacto e pedido de esclarecimentos efectuadas não obtivemos qualquer resposta”, refere a autarquia.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com