Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Trânsito condicionado e alterações aos SMTUC devido à Corrida São Silvestre

15 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: Trânsito condicionado e alterações aos SMTUC devido à Corrida São Silvestre

A 45.ª edição da Corrida São Silvestre, que se realiza amanhã (16), vai provocar cortes e condicionamentos de trânsito e ainda alterações nos percursos dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

A corrida inclui a Mini São Silvestre, com início às 15h45, a prova principal, que começa às 18h30, com início e meta na Rua Infanta Dona Maria, e a caminhada, que arranca logo depois.

Haverá corte integral de trânsito, a partir das 8h00, da Rua Infanta D. Maria (entre a Rua D. João III e a Rua D. Manuel I), para colocação de pórtico, que se manterá até ao final da prova, que se prevê terminar às 20h30. Vai ser, ainda, interditado o estacionamento na Rua Infanta D. Maria, entre o cruzamento com a Rua D. João III e o entroncamento com a Rua D. Manuel I, no período compreendido entre as 00h00 e as 22h00. Será, no entanto, permitida a saída sul da Rua D. Manuel I, do parque de estacionamento do Alma Shopping, bem como a entrada de camiões para proceder a cargas e descargas no Alma Shopping.

A utilização dos parques de estacionamento do Mercado, nomeadamente na entrada e na saída dos parques, estará condicionada no decorrer da realização da prova. Será permitida, de forma provisória e condicionada e só a veículos ligeiros de residentes, a entrada e saída da Rua Infanta D. Maria (Quinta de Santa Teresa), através da circulação em ambos os sentidos pela via de ligação entre a Rua Miguel Torga e a Rua Fernão Lopes, durante o período da corrida principal.

A circulação será condicionada, a partir das 18h00 e à medida que a prova avance, no traçado da prova maior, que terá o seguinte percurso: partida na Rua Infanta D. Maria, segue pela Rua D. Manuel I, Rua do Estádio, Praça de S. José, Rua da Brotero, Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua D. Manuel I, Rua Tomé Rodrigues Sobral, Rua Monsenhor Augusto Nunes Pereira, Rua da Casa Branca, Rua Dom Ernesto Sena de Oliveira, Rua Raul Ferrão, Estrada da Beira, Rua Nova Casal dos Vagares, Rua Casal dos Vagares, Estrada da Beira, Rua do Brasil, Rua dos Navegadores, Rua de Angola, Viaduto do Calhabé, Rua do Brasil, Ladeira do Batista, Avenida Emídio Navarro, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Praça 8 de Maio, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Av. Sá da Bandeira, Rua Oliveira de Matos, Rua Castro Matoso, Alameda Dr. Júlio Henriques, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado, Rua D. Manuel e chegada na Rua Infanta D. Maria.

Também os circuitos dos SMTUC vão sofrer alterações, nomeadamente das Linhas nº 2T, 4, 5F, 6, 7, 7T, 9, 10, 16G, 19T, 24, 24T, 25, 26, 27, 28, 29, 30F, 36F, 37, 38F, 43, 50, 50T, 103 e Linha Botânico, no período compreendido entre as 15h30 às 20h00. Entre as 8h00 e as 20h00, as linhas que habitualmente circulam pela Rua Infanta Dona Maria vão seguir alternativamente pela Rua General Humberto Delgado.

A São Silvestre de Coimbra inclui, como é habitual, a prova de caminhada, que se inicia, também, na Rua Infanta D. Maria, logo depois da prova maior, e segue pela Rua D. Manuel I, Rua do Estádio, Praça S. José, Rua da Brotero, Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Alameda Dr. Júlio Henriques, Rua Alexandre Herculano, retorna na Praça da República, Rua Oliveira Matos, Rua Castro Matoso, Alameda Dr. Júlio Henriques, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado, Rua D. Manuel I e chegada na Rua Infanta D. Maria.

A estas provas, junta-se a Mini São Silvestre, que têm início a partir das 15h45, também na Praça Heróis do Ultramar, com quatro percursos: de 700m, 1400m, 2300m e 3000m. O primeiro, mais curto, é ida e volta na Rua Infanta D. Maria. O segundo, feito em duas voltas, tem partida da Rua Infanta D. Maria, segue pela Rua António Leitão, vira à esquerda para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I e termina de novo na Rua Infanta D. Maria. O terceiro, de 2300m, parte da Rua Infanta D. Maria, segue pela Rua António Leitão, vira à esquerda para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I (1ª volta), vira à esquerda para a Rua Infanta D. Maria, Rua António Leitão, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes (sentido descendente), Rua Brotero, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I, vira á direita para a meta na Rua Infanta D. Maria. Por fim, o percurso de 3000 metros tem partida na Rua Infanta D. Maria, com passagem pela Rua António Leitão, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes (sentido descendente), Rua Brotero, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I (duas voltas), vira à direita para a meta na Rua Infanta D. Maria.