Coimbra  22 de Fevereiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tradição do ‘Círio’ da Nossa Sra da Nazaré volta a Ribeira de Frades

12 de Agosto 2018

De amanhã (13) a 18 de Agosto, o largo do Rossio da Ribeira de Frades, em Coimbra, volta a engalanar-se para receber a festa em honra de Nossa Senhora da Nazaré.

A música, as tasquinhas, o artesanato e as tradições religiosas são os ingredientes principais de uma festa que é já uma tradição nesta freguesia, em que o ponto alto será a 15 de Agosto com a procissão e a “viagem do Círio”.

Com mais de 500 anos de história, o ‘Círio’ sai da igreja de Santa Cruz, na “Baixa” da cidade e percorre todo o caminho até à igreja matriz de Ribeira de Frades, sempre acompanhado por centenas de fiéis ao longo do percurso, que se deslocam a pé, de mota, bicicleta, a cavalo ou de tractor. Quem assiste nas suas casas e/ou localidades por onde passa a “bandeira”, saúda a Nossa Senhora da Nazaré com pétalas de flores.

Mas a festa é, também, constituída pela música e a boa gastronomia, numa altura em que a União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades (UF) acolhe muitos dos seus emigrantes, que aproveitam as festas da “terra” para conviver com amigos e familiares que não veem durante o resto do ano.

A realização do evento está, como habitualmente, a cargo de uma Comissão de Festas, que conta com o apoio logístico da UF, tendo preparado um programa variado para seis dias de grande animação.

Manuel Franco, presidente da Comissão de Festas, realça, precisamente, a “diversidade da programação e a qualidade do cartaz musical”, esperando que contribua para “uma grande festa, que mobilize a população e atraia muitos visitantes ao largo do Rossio”.

As festividades chegam já a outras localidades e freguesias vizinhas, cujos cidadãos se deslocam até à Ribeira de Frades para participarem nesta realização. Manuel Franco lembra, ainda, que a par com a música há também outras atracções, como a gastronomia, onde não vai faltar “a famosa chanfana e outras iguarias típicas que fazem parte das nossas tradições”.

O “pontapé de saída” desta programação foi dado a 28 de Julho (sábado) com a abertura do bar, junto ao recinto das festas. No entanto, o programa oficial só começa amanhã (13), com a actuação da banda Low Cost. A 14 de Agosto (terça-feira) é a vez dos KM2 e da Banda Remember subirem ao palco do Rossio da Ribeira de Frades.

Em dia de feriado nacional, dedicado à Assunção de Nossa Senhora (15 de Agosto – quarta-feira), cumpre-se a viagem do “Círio” desde a “Baixa” da cidade, de onde sai pelas 08h30, até ao Rossio da freguesia. À tarde, as festividades religiosas continuam com a celebração de Eucaristia, às 16h00, seguida de grande procissão. A viagem de regresso do “Círio” tem lugar ao final da tarde, até à igreja de Santa Cruz, num percurso que, dessa vez, será feito de jipe.

A noite de dia 15 fica por conta da banda Trap Zap e do popular artista Quim Barreiros, que traz consigo a reportagem da rubrica da SIC “Olhá Festa”.

A 16 de Agosto (quinta-feira), a música será de Dexys e do conimbricense Luís Travassos, seguindo-se, na sexta-feira (17), a banda Orango e o DJ Alex G. No último dia (sábado, 18), é o tão bem conhecido José Cid a animar o público, seguido pelo DJ Kiss Kiss Bang Bang.

Os bilhetes gerais para os seis dias estão já disponíveis no bar da Comissão de Festas, com o custo de 15 euros.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com