Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Trabalhar com uma vista incrível? Os 5 melhores terraços em Coimbra

2 de Julho 2024 Jornal Campeão: Trabalhar com uma vista incrível? Os 5 melhores terraços em Coimbra

Quer trabalhar e desfrutar de uma vista incrível ao mesmo tempo? Descubra os cinco melhores terraços onde trabalhar em Coimbra!

“Teletrabalho” é uma palavra que já faz parte do vocabulário dos Portugueses pelo menos desde o início da pandemia, mas cuja influência dentro e fora do país não para de aumentar. Em 2024, o número de trabalhadores portugueses em regime de teletrabalho voltou a crescer, abrangendo 20% da força laboral nacional.

Ainda que alguns acusem o trabalho remoto de ser prejudicial para a inovação, cerca de metade dos Portugueses sente que trabalha mais quando o faz a partir de casa. Mas e se o teletrabalho não tivesse de ser feito em casa e pudesse, por exemplo, incluir uma vista incrível para o rio Mondego?

Se está em regime híbrido ou de teletrabalho e à procura de um terraço com uma vista inspiradora para trabalhar em Coimbra, estes 5 espaços são imperdíveis:

1.   Praxis

O Praxis é um restaurante clássico de Coimbra com duas zonas exteriores: uma coberta e outra descoberta. O horário de funcionamento é flexível (entre as 10h e as 2h da manhã), os preços são acessíveis, e o restaurante funciona como snack-bar fora da hora do almoço e do jantar. Devido à proximidade da Universidade de Coimbra, o Praxis é frequentado por muitos estudantes e docentes.

2.   Galeria Santa Clara

Se estiver à procura de um terraço mais sossegado e com uma vista ainda mais irresistível para o rio Mondego, não deixe de visitar a Galeria Santa Clara, na rua António Augusto Gonçalves. A esplanada exterior inclui uma cobertura para dias de chuva, acesso a tomadas e muito espaço para trabalhar. À noite e durante o fim de semana, a Galeria costuma organizar eventos com cocktails e DJ.

3.     Passaporte

A opção mais sofisticada da lista, o Passaporte é um bar e restaurante com um terraço esplêndido e um excelente ambiente para se trabalhar. Silêncio e trabalho têm uma relação psicológica complexa, mas trabalhar num local tranquilo e elegante como o Passaporte pode ajudar a aumentar a produtividade.

4.   Bar 5º Andar

Nem toda a gente gosta de trabalhar durante o dia, e o Bar 5º Andar é o terraço conimbricense ideal para todos aqueles que se sentem mais produtivos no horário noturno. Localizado no quinto andar do Hotel Oslo, este bar tem uma das vistas mais inspiradoras de toda a cidade.

5.   Justiça e Paz

O Justiça e Paz é um restaurante estilo cantina bastante frequentado por estudantes. Além disso, também tem o melhor terraço low-budget de Coimbra, com refeições na ordem dos cinco euros.

Como trabalhar em público: dicas para trabalhadores remotos em Coimbra

Trabalhar contemplando o rio Mondego sabe sempre bem, mas é diferente de estar em casa ou no escritório. Ao trabalhar em público (e em cafés, restaurantes ou bares em particular), é importante tomar-se cuidados redobrados.

Estas dicas podem ajudá-lo a trabalhar com mais conforto e segurança nos melhores terraços de Coimbra:

Proteja a sua ligação à internet

A utilização de redes Wi-Fi públicas é o maior risco associado ao trabalho em espaços públicos. Mesmo que a ligação venha de uma fonte de confiança, as redes Wi-Fi públicas são mais vulneráveis do que as redes privadas, sendo mais suscetíveis a ataques de hackers.

Uma VPN é uma ferramenta de cibersegurança que permite fazer uma ligação segura entre um computador de trabalho e a internet, mesmo quando se utiliza uma rede Wi-Fi pública. A VPN funciona como uma camada de proteção adicional para o utilizador, assegurando a sua privacidade enquanto navega online.

Peça autorização

Nem todos os bares e restaurantes são igualmente recetivos a trabalhadores remotos. Antes de começar a trabalhar, procure os funcionários do espaço onde se encontra e peça autorização. Mesmo que a esmagadora maioria dos estabelecimentos permita o teletrabalho, é sempre melhor perguntar educadamente, para não ferir suscetibilidades.

Trate o café/bar/restaurante como o seu local de trabalho

Trabalhar num terraço pode ser confortável, mas isso não significa que tudo seja permitido. Encare o espaço onde trabalha como se fosse o escritório da empresa, procurando mantê-lo limpo e organizado. Os donos dos estabelecimentos (e os outros clientes) agradecem!