Coimbra  15 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Toy, Anjos, Fernando Daniel e Ruizinho convidam a ir a Penacova

11 de Julho 2019

O “Penacova Natura – Festas do Município” regressam ao Parque Verde de António Marques, entre hoje e domingo (14), para a sua 9.ª edição e apostando, cada vez mais, na melhoria do certame para atrair mais visitantes.

O cartaz musical é, como habitualmente, o principal motivo de atracção, contando este ano com as actuações de Ruizinho de Penacova (hoje), dos Anjos (amanhã, 12), de Fernando Daniel (sábado, 13) e de Toy (no domingo, 14).

Para além disso, no recinto (este ano melhorado na zona da restauração, nomeadamente ao nível do pavimento) vão estar 28 tasquinhas e bares, dinamizadas por restaurantes, cafés e associações do concelho, e que vão servir o melhor dos petiscos e das iguarias regionais e nacionais.

Na vertente expositiva, o certame contará com 34 stands, muitos deles presenças assíduas nas Festas ao longo dos vários anos e que pertencem ao tecido económico e social de Penacova.

A procura de fazer sempre mais e melhor é uma constante para a Câmara Municipal, entidade organizadora das Festas, pelo que tentam sempre associá-las a uma vertente mais verde e ecológica.

“Temos tentado promover este evento numa vertente mais aliada ao ambiente e à natureza, utilizando-o como espaço de eleição e que permite promover, entre outros, alguns projectos como o caso do Roteiro do Arista”, explicou Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova.

Deste programa de quatro dias faz, por isso, também parte a 2.ª edição do ‘Trail dos Moinhos’, com corrida e caminhada, organizado pelo Centro de Trail Running Carlos Sá, no domingo (14), cujo percurso passará por locais emblemáticos da vila (e que fazem parte do Roteiro do Arista) – praia do Reconquinho, Moinhos e Mosteiro de Lorvão.

E ainda a pensar na sustentabilidade ambiental, as ‘Festas do Município’ foram classificadas, pela primeira vez, como ‘Ecoevento’, em parceria com a ERSUC. Este “selo de qualidade” demonstra, na opinião do autarca, “a preocupação em sensibilizar para a recolha selectiva dos resíduos, tentando mitigar o seu impacto no evento”.

Ainda no recinto do certame, adiantou o édil, estarão presentes estudantes de Medicina a promover a saúde e uma vida saudável.

“O nosso objectivo é afirmar, cada vez mais, o estilo de vida saudável, aliado ao ambiente e à natureza”, sublinhou.

Os bilhetes (à excepção de hoje, cujas entradas são grátis) têm o custo de três euros, sendo que há desconto para famílias. Como habitualmente, 10 por cento da receita de bilheteira reverte, depois, a favor dos Bombeiros Voluntários de Penacova.

As ‘Festas do Município’ terminam no domingo, mas a animação continua no resto do mês por toda a vila, prosseguindo já na próxima quarta-feira (17) com o feriado municipal e a devida sessão solene, a inauguração de uma exposição sobre um dos penacovenses mais ilustres: António José de Almeida. Nesta ocasião será, ainda, apresentado o projecto do “Museu da República António José de Almeida”, a ser instalado na casa onde viveu o médico e ex-Presidente da República.

A sessão solene vai, ainda, celebrar os 20 anos de geminação de Penacova com a cidade francesa de Pont-Saint-Esprit. Durante a tarde, actuam as três filarmónicas do concelho, no largo Alberto Leitão.

Entre 15 e 19 de Julho decorrerá a Feira do Livro, na Pérgola Raul Lino; também no dia 19 o Mosteiro de Lorvão volta a receber a iniciativa Cistermúsica, com os La Trova, pelas 21h30.

Dia 27 de Julho, às 17h00, está marcada a entrega do Prémio Martins da Costa, na Biblioteca Municipal e, dia 28, a partir das 16h00, realiza-se um evento que tem tido um grande sucesso: o ‘Funny Run & Sunset”, a começar no centro da vila mas a estender-se pela tarde e início de noite na praia do Reconquinho, com cor, canhões de água, espuma, muita música e surpresas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com