Coimbra  23 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tilray e Universidade de Coimbra estabelecem parceria para investigação

10 de Dezembro 2019

A empresa Tilray, estabelecida em Cantanhede, e a Universidade de Coimbra (UC) estabeleceram uma parceria para desenvolvimento de uma investigação inovadora em canabis medicinal.

A empresa canadiana, e que desde Abril labora também em Cantanhede, é pioneira mundial em pesquisa, cultivo, produção e distribuição de canabis medicinal, pelo que estabeleceu um acordo com a UC, no sentido de concretizar uma “parceria estratégica inédita para investigação e novos conhecimentos para o desenvolvimento de produtos médicos derivados de canabis”, refere a empresa.

Assim, será possível combinar “a vasta experiência da Tilray no cultivo, produção e desenvolvimento de produtos de canabis”, estendendo a parceria a vários departamentos da UC, incluindo oportunidades a pós-graduados em ciências químicas, genética e ciências farmacêuticas.

“A parceria promoverá a colaboração entre a Tilray e líderes académicos da Universidade em projectos de pesquisa, aproveitando o ‘campus’ de última geração da Tilray em Cantanhede e as instalações de pesquisa no parque tecnológico Biocant, situado na mesma cidade”, adianta.

Na cerimónia solene para assinatura do acordo esteve presente Joshua Eades, um dos responsáveis da Tilray, momento que serviu, também, para o lançamento do projecto “UC Business”, criado pela Universidade para apoiar a inovação e a prestação de serviços especializados a entidades públicas e privadas.

“Temos orgulho no estabelecimento desta parceria com a Universidade de Coimbra e em colaborar com a sua vasta equipa de especialistas e investigadores para estudar canabis medicinal”, afirmou Joshua Eades, sublinhando que “a proximidade com o nosso ‘campus’ em Portugal permitirá que as equipas colaborem em investigações inovadoras que contribuam para o crescimento da ciência em canabinóides, enquanto permitem a evolução do programa de investigação e desenvolvimento da Tilray”.

A empresa está, agora, “comprometida com o desenvolvimento da ciência sobre os canabinóides e com a melhoria da vida de pacientes em todo o mundo que poderiam potencialmente beneficiar da canabis medicinal”, pelo que “o seu envolvimento na pesquisa clínica e o papel na melhoria do acesso global de pacientes é fundamental para a sua missão de se tornar a empresa de canabis mais confiável do mundo”.

Assim, “ao colaborar com investigadores e instituições líderes mundiais, a canabis medicinal ganha credibilidade na comunidade médica tradicional e abre possíveis opções de tratamento que salvam vidas de pacientes”, nota.

A parceria entre a Tilray e a Universidade de Coimbra iniciou-se oficialmente com a assinatura do acordo e estende-se até 2024.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com