Coimbra  26 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tiago Hacke está a pintar mural em Oliveira do Hospital

9 de Junho 2021 Jornal Campeão: Tiago Hacke está a pintar mural em Oliveira do Hospital

Tiago Hacke, conhecido artista urbano, está em Oliveira do Hospital, desde ontem (8) e até domingo (13), a pintar um mural no antigo reservatório de água da cidade, situado na Avenida Carlos Campos.

Segundo o Município de Oliveira do Hospital, Tiago Hacke foi um dos artistas que se inscreveu nas residências artísticas do Festival Montanhas d’Artes, financiado pela Direcção-Geral das Artes, tendo assegurado de acordo com as normas regulamentares do festival, o apoio logístico e material para executar o seu trabalho. Contudo, a chuva que se fez sentir na data prevista para a sua residência artística, em Abril, impossibilitou a execução da mesma.

“Tendo ficado a promessa do regresso, este conceituado artista urbano volta agora à cidade de Oliveira do Hospital para dar cor ao antigo depósito de água onde se propõe pintar um mural com as espécies faunísticas dos ecossistemas aquáticos do concelho de Oliveira do Hospital”, disse a Câmara Municipal.

Nas palavras de Hacke, o mural irá criar a “ilusão de óptica de um aquário com peixes e espécies dos rios do concelho de Oliveira do Hospital”.

Para a autarquia, o resultado final, que estará aos olhos de todos a partir de domingo (13), “vai certamente imprimir um novo colorido ao local, na Avenida Carlos Campos, que ficará no mapa das atracções da cidade e do concelho”.

 

Sobre o artista:

Tiago Hacke, nascido em 1985 em Offenbach, Alemanha, reside em Cascais. O pintor muralista é licenciado em Belas Artes – Pintura, em Manchester, Reino Unido e possui um Mestrado na Escola de Belas Artes de Paris, França. Começou a pintar graffiti em 1998. Aos 17 anos emigrou com a família para o Luxemburgo. Residiu depois em França, durante seis anos.

Aos 30 anos de idade decidiu regressar a Portugal e dedicar-se exclusivamente à pintura. A pintura mural é actualmente a sua actividade profissional principal.