Coimbra  27 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

The Millions lançam álbum de estreia em Coimbra

1 de Setembro 2017

Os The Millions apresentam o álbum de estreia, “Internal Combustion”, em Coimbra e Lisboa, um trabalho que representa o desejo sempre adiado de Sérgio Costa, dos Belle Chase Hotel, de fazer um projecto de rock.

O álbum, que conta com a participação de Raquel Ralha, é editado pela conimbricense Lux Records a 08 de Setembro e apresentado a 09 de Setembro no Salão Brazil (Coimbra) e a 15 de Setembro no Titanic Sur Mer (Lisboa), informou a editora.

O projecto começou a ser desenhado em ensaios à tarde no palco do bar Popular Alvalade, com o baterista Ivo Palitos, Sérgio Costa (ex-Belle Chase Hotel e Quinteto Tati) e Alexandre Mano (The Underdogs).

“Estávamos a ensaiar outras coisas e surgiu a ideia de tocarmos os três”, contou à agência Lusa Sérgio Costa, explicando que dos ensaios “nas tardes de bar fechado” cozinhou-se um repertório original que permitiu “bater os barzinhos pequenos, numa espécie de micro-tourné”.

Para Sérgio Costa, o álbum aponta para as referências do rock n’ roll clássico dos anos 1960 e 70, havendo uma secção de metais e órgãos, para além do trio típico de guitarra, bateria e baixo.

“Sem dúvida que é um disco rock, mas depois há outras componentes que também fazem parte da matriz do rock, como o blues, e há ainda um piscar de olho à soul mais clássica”, aclarou.

Segundo Sérgio Costa, este disco dos The Millions que agora sai era um desejo antigo do músico de fazer um projecto de rock – vontade que tinha desde os 18 anos.

“Tenho tido uns projectos a piscar para isso, mas nunca tinha levado até ao fim”, sublinha. Apesar desse desejo, a criação do “Internal Combustion” dos The Millions não foi feito “com um espartilho estilístico”, realça o músico.

A formação actual dos The Millions é composta por Sérgio Costa, Alexandre Mano, João Rijo e João Gomes, sendo que a produção do álbum esteve a cargo de Pedro Renato (também ex-Belle Chase Hotel).

“Sempre associei o Sérgio a outro estilo de música e surpreendeu-me vê-lo numa banda de rock, que começou por ser um ‘power trio’. Não estava à espera que fizesse um projecto de rock”, afirma o responsável pela Lux Records, Rui Ferreira, que assim que viu o concerto dos The Millions no Salão Brazil, em 2016, abordou Sérgio Costa com a proposta de edição de um álbum.

O disco editado pela Lux Records sai em CD a 08 de Setembro, estando previsto o lançamento em vinil em Dezembro.