Coimbra  2 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

The Loop Co. recebe investimento de 375 000 euros para continuar internacionalização

6 de Agosto 2020 Jornal Campeão: The Loop Co. recebe investimento de 375 000 euros para continuar internacionalização

A startup de Economia Circular The Loop Co., sediada em Coimbra, estabeleceu um acordo de investimento com Fundo Bem Comum e Fundo para a Inovação Social, no valor de 375 000 euros, passando a empresa a estar avaliada em 1,5 milhões de euros.

Segundo a The Loop, “o investimento será utilizado para dar continuidade ao crescimento da empresa em Portugal e noutros mercados, numa altura em que lançou o seu primeiro projecto em Espanha”.

Detentora de projectos como a “Book in Loop”, que acaba de ser lançado no país vizinho, ou a “BabyLoop”, plataformas de ‘e-commerce’ que promovem a reutilização de manuais escolares e de produtos de puericultura, respectivamente, a The Loop Co. prepara-se, ainda, para criar o primeiro centro de logística inversa e economia circular da Península Ibérica, na Guarda. E, “depois de ter iniciado o processo de internacionalização, a startup vai utilizar o valor angariado para alargar o processo de recolha, avaliação e reutilização de produtos a outros sectores, aquém e além fronteiras, bem como apostar na inovação tecnológica dos processos”, refere.

João Bernardo Parreira, cofundador e CEO da startup, faz um balanço positivo deste ano: “entrámos em 2020 com duas grandes prioridades: concluir com sucesso a nossa primeira internacionalização e continuar a atrair e reter talento, que nos permita continuar a inovar a este ritmo, tanto nos nossos produtos como nos projectos para os nossos parceiros. Fechar este investimento é um reconhecimento da persistência da nossa equipa na aposta em projectos com impacto e um estímulo adicional para os desafios que se aproximam”.

Esta é a segunda vez que o Fundo Bem Comum investe na startup. Jorge Líbano Monteiro, administrador da Sociedade Bem Comum afirma: “fazêmo-lo num voto de total confiança na equipa de gestão, formada por pessoas de elevadas qualidades humanas e capacidade de gestão, que souberam construir e consolidar um projecto claro e eficaz”. “Um projecto que promove a sustentabilidade da nossa Casa Comum, através da economia circular em que se baseia, e vai ao encontro das necessidades de tantas famílias. É por isso com enorme gosto e expectativa que o Fundo Bem Comum faz este novo investimento, acreditando que irá atingir a performance e as métricas de retorno conseguidas com o primeiro investimento”, nota.

Já Marco Fernandes, presidente da PME Investimentos, sociedade gestora do Fundo para a Inovação Social, acrescenta: “a Loop Circular simboliza de forma muito clara como na prática o conceito da economia circular se aplica em termos de novos negócios e usando a tecnologia como ‘enabler’. Para o FIS e PME Investimentos é com grande satisfação que vemos este investimento de impacto que conjuga economia circular, construção de ‘sharing platforms’ e uma equipa jovem qualificada e já experiente. Cremos ainda que poderá estar aqui o teste de um modelo de negócio depois aplicável futuramente a muitos mais produtos”.

Para José Gomes Mendes, secretário de Estado do Planeamento, “a Loop Circular é um projecto empresarial que endereça o tema da economia circular aplicado à educação e puericultura. O investimento conjunto do FIS e dos co-investidores é a combinação ideal para responder às preocupações sociais, económicas e ambientais em apreço, possibilitando a expansão da sua actividade para novos sectores e mercados internacionais. Um caso de sucesso de inovação social”.

A The Loop Co. é uma empresa multi-produto que desenvolve e implementa soluções tecnológicas a projectos de economia circular, inovação e impacto social.