Coimbra  26 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

The Cranberries confirmados na Expofacic a 03 de Agosto

17 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: The Cranberries confirmados na Expofacic a 03 de Agosto

A banda irlandesa The Cranberries é a mais recente confirmação da Expofacic para a 27.ª edição, que vai decorrer entre 27 de Julho e 06 de Agosto. No palco de Cantanhede, a organização confirma, ainda, Agir, Áurea, Diego Miranda, Kura, Jimmy P e Virgul.

A notícia já havia sido partilhada na página de Facebook da banda mas é confirmada, agora, pela organização do certame, que anuncia a banda como cabeça de cartaz do dia 03 de Agosto.

Conhecidos internacionalmente por temas como “Linger”, “Dreams” ou “Zombie”, a banda termina a sua digressão europeia no palco da feira de Cantanhede, esperando a organização que este dia tenha “uma assistência sem precedentes” devido à “imensa legião de fiéis seguidores”.

Os The Cranberries foram formados em Limerick City, Irlanda, em 1990, constituídos pela vocalista Dolores O´Riordan, o guitarrista Noel Hogan, o baixista Mike Hogan e o baterista Fergal Lawler. Reconhecidos pela marca “indie” do som da guitarra e o distintivo estilo vocal céltico, The Cranberries ascenderam à fama global no início dos anos 90. Venderam mais de 40 milhões de álbuns em todo o mundo e várias das suas canções são hoje verdadeiros clássicos.

Considerado um dos mais bem-sucedidos grupos de rock da década de 1990, vendeu mais de 15 milhões de álbuns nos Estados Unidos e conseguiu quatro top 20 álbuns no Billboard 200.

Oito dos singles da banda estão na lista do prestigioso Modern Rock Charts e as suas canções foram usadas para promover o turismo irlandês, em bandas sonoras de filmes (“Missão Impossível”, “You´ve Got Mail” e “Prêt-a- Porter”) e em muitas séries de televisão (“The Sopranos”, “Beverly Hills 90210” e “Malibu Shores”).

Depois de um hiato de seis anos, os The Cranberries reuniram-se no final de 2009 e começaram uma tournée norte-americana, seguida de outras pela América do Sul e Europa. Já em 2016, os concertos esgotados na Europa e no Perú demonstram que eles ainda são imensamente populares em todo o mundo, como comprovam os mais de 2,2 milhões de escutas mensais no Spotify e mais de 4 milhões de seguidores no Facebook.

A digressão que, este ano, trazem à Expofacic é a “Great Hits”, na qual executam versões especialmente orquestradas de muitos dos seus sucessos com um quarteto de cordas.

Agir, Áurea, Diego Miranda, Kura, Jimmy P e Virgul também confirmados no cartaz

A noite de 28 de Julho e 04 de Agosto estão, também, fechadas. No dia seguinte à abertura da “feira-festa” a música será de dança, com as actuações do Dj e produtor Kura, cujo concerto terminará com os espectáculos de dois outros artistas nacionais: Virgul, um dos fundadores dos Da Weasel e Jimmy P.

Já para 04 de Agosto, confirma-se a presença de Agir, Áurea e o conhecido Dj Diego Miranda.

Recorde-se que, além destes nomes, haviam já sido anunciados para o cartaz da Expofacic os Dama, Richie Campbell, Mariza, Cuca Roseta, Dengaz e Karetus.