Coimbra  17 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Terras da Chanfana” quer ser o “motor” dos territórios da Dueceira

13 de Dezembro 2018

Os autarcas Luís Matias, Luís Antunes, João Miguel Henriques e Miguel Baptista, de Penela, Lousã, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo, respectivamente

 

A consagração da mesa “Terras da Chanfana” como uma das sete maravilhas de Portugal, este ano, levou a que os seus promotores, a Dueceira, quisesse agora dar sequência ao trabalho feito para a conquista desse título.

A Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça – Dueceira, que contempla os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, quer continuar a “valorização e promoção dos territórios e dos seus produtos endógenos, mas de uma forma estruturada, de forma a captar cada vez mais visitantes”, explicou João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal de Poiares.

“Esta é a segunda etapa de um grande projecto, que se revelou um sucesso com a atribuição do título de uma das sete maravilhas gastronómicas portuguesas, e que agora pretende a dinamização da marca ‘Terras da Chanfana’ e a sua promoção”, adiantou o autarca poiarense.

Para tal, os quatro municípios, e inúmeros parceiros que se têm associado a este projecto, vão promover diversas iniciativas conjuntas, essencialmente, ao nível da gastronomia e com enfoque nos produtos utilizados para compor a “Mesa Terras da Chanfana”, que agora é já uma marca registada. As “Terras da Chanfana” são constituídas por: a chanfana, o Licor Beirão, o queijo do Rabaçal, o mel da Serra da Lousã; o vinho da Quinta de Foz de Arouce; passando pelo património histórico e cultural que é o Mosteiro de Santa Maria de Semide, e o natural que são os trilhos da natureza da Serra da Lousã, um importante factor de atracção.

Focando-se na vertente gastronómica, a Dueceira apresentou a sua agenda para o primeiro semestre de 2019, que irá contemplar: a 08 de Janeiro, um jantar temático no restaurante D. Sesnando, em Penela; de 11 a 21 de Janeiro, a Semana da Chanfana de Vila Nova de Poiares (organizada pela Confraria da Chanfana); de 22 de Fevereiro a 03 de Março, o Festival da Chanfana da Lousã; e de 25 de Abril a 05 de Maio, a Semana da Chanfana de Miranda do Corvo. Todos estes eventos decorrem em parceria com os restaurantes aderentes e com as diversas confrarias associadas.

Também para 2019 está prevista a participação das “Terras da Chanfana” na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com uma representação própria e que permite “reforçar a promoção e a notoriedade desta ‘mesa’ e dos produtos que a constituem”, sublinhou Luís Antunes, autarca da Lousã e presidente da Dueceira.

“Esta é uma política de promoção dos territórios, mantendo o que já existe e é bem feito, mas trabalhando em conjunto, estruturando, dando-lhe escala, dimensão e valor”, reforçou João Miguel Henriques, adiantando que, tendo como base a chanfana, a ideia é “associar todos os produtos endógenos destes territórios para os tornar apelativos, mostrando o que têm para oferecer nas suas várias vertentes” e que permite captar turistas.

Miguel Baptista, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, reforçou o trabalho conjunto das quatro autarquias em torno deste projecto, que é já “uma marca territorial, de união, agregadora e aberta”.

Já Luís Matias, autarca de Penela, corroborou da opinião do seu congénere, acrescentando que este é, também, um trabalho das “comunidades locais, das empresas, cooperativas e associações”, permitindo assim “qualificar um leque de produtos diversificados e que fazem sentido no processo de valorização da restauração e da hotelaria da região”.

O édil de Penela realçou, ainda, a importância deste tipo de iniciativas para a “afirmação da região noutros segmentos e para a dinamização da economia local dos vários concelhos” mas, também, para as diversas fileiras aqui envolvidas, como o caso da agro-pecuária, “dando melhores condições a quem nelas trabalha”.

 

Mesa Terras Chanfana

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com