Coimbra  26 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tentúgal: Senhor dos Passos não saiu à rua mas população iluminou a vila

31 de Março 2020 Jornal Campeão: Tentúgal: Senhor dos Passos não saiu à rua mas população iluminou a vila

No passado sábado (28), a imagem do Senhor dos Passos não saiu à rua em procissão para a Igreja da Misericórdia de Tentúgal conforme seria previsto, no entanto, para recordar a importância da tradição, a comunidade colocou os seus candeeiros de três bicos a “arder” em azeite nas janelas, portas e varandas.

A Procissão dos Candeeiros de Tentúgal realiza-se, todos os anos, no sábado anterior ao quinto domingo da Quaresma e, na memória dos mais antigos, remonta a meados do século XIV, quando a peste assolava a Península Ibérica, com particular incidência nesta região.

Conhecida como procissão nocturna do Senhor dos Passos, é organizada pela paróquia de Tentúgal com parceria da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, sendo considerado o ponto alto das festividades quaresmais de Tentúgal.

Este ano o actual contexto do Estado de Emergência não permitiu a realização da solenidade, por isso os elementos do Coro Litúrgico da Imaculada Conceição de Tentúgal desafiaram toda a comunidade a honrar o Senhor dos Passos, que responderam positivamente ao iluminarem toda a vila a partir de suas casas.