Coimbra  6 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Teixo é a espécie do mês no Parque Biológico da Serra da Lousã

3 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Teixo é a espécie do mês no Parque Biológico da Serra da Lousã

Em vias de extinção em Portugal, o teixo foi a espécie escolhida para destaque no Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo.

Esta é uma árvore que, normalmente, atinge entre 10 a 15 metros e pode ser encontrada com um porte arbustivo. Os bosques com exemplares de teixo são chamados de Teixeiras.

Esta é uma espécie conhecida pela sua elevada toxicidade (o que motivou a sua destruição em larga escala e consequente estado de perigo de extinção) devido à presença de um alcaloide venenoso em todos os órgãos – a taxina.

Nos últimos anos, e com o avançar da ciência, o teixo tem sido estudado como agente anti-tumoral, devido à presença de Taxol nas suas folhas e tem sido utilizado com sucesso em tratamentos para o cancro.

No Parque Biológico existem alguns exemplares desta espécie devidamente identificados e o objectivo da sua selecção para a espécie do mês prende-se com a intenção de “estimular o interesse nas espécies portuguesas e consciencializar os visitantes para a importância da preservação da nossa flora”, refere o Parque.