Coimbra  20 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tecelagem de Almalaguês ao vivo na “Baixa” de Coimbra

27 de Setembro 2019

O Centro de Formação para o Artesanato e Património (CEARTE), em parceria com a Associação Herança do Passado, realiza uma mostra de Tecelagem de Almalaguês, amanhã (28), na “Baixa” de Coimbra.

Esta é uma actividade que está inserida na iniciativa do pelouro da Cultura da Câmara Municipal, e que integra as comemorações das Jornadas Europeias do Património.

Para o efeito serão instalados alguns teares no espaço existente, estando presente a formadora Esperança Santos, do CEARTE, que poderá proporcionar uma experiência de produção de tecelagem com recurso ao tear e explicar alguns dos procedimentos desta arte.

Está, ainda, prevista a participação – trabalhando ao vivo – de algumas tecedeiras de Almalaguês.

A tecelagem manual de Almalaguês é um património cultural notável, sendo um dos maiores centros do país que importa preservar, divulgar e desenvolver.

Esta iniciativa do CEARTE e da Herança do Passado, que pode ser vista entre as 10h00 e as 16h00, na rua de Ferreira Borges e de Visconde da Luz, tem por finalidade “dar a conhecer algum do património artesanal de Coimbra e a captação de novos interessados para esta riquíssima actividade artesanal”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com