Coimbra  27 de Setembro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Teatro Paulo Quintela recebe dois espectáculos que juntam ciência e teatro

13 de Maio 2023 Jornal Campeão: Teatro Paulo Quintela recebe dois espectáculos que juntam ciência e teatro

O Teatro Paulo Quintela, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), vai receber na próxima semana, nos dias 15 e 17, duas peças de teatro sobre medicina genómica, criadas por alunos da Licenciatura em Estudos Artísticos da FLUC em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC).

Os espectáculos, com entrada gratuita, pretendem apresentar ao público, de forma artística e criativa, algumas doenças genéticas e explorar o campo da medicina genómica, uma área médica interdisciplinar que utiliza informações genéticas na avaliação clínica dos doentes para aprimorar a prestação de cuidados de saúde.

Sob a orientação do docente da Universidade de Coimbra, Mário Montenegro, os trabalhos foram desenvolvidos no contexto da unidade curricular “Oficina de Teatro”, como exercícios finais da disciplina. As peças, intituladas “Alice e as maravilhas dos genes” e “Manipulações genéticas”, são peças de teatro informadas pela investigação desenvolvida no CNC-UC, na área da medicina genómica, e abordam temas relacionados com as ciências da saúde, criando uma ponte entre a ciência e a sociedade através do teatro.

Mário Montenegro, responsável pela unidade curricular “Oficina de Teatro” e também director artístico da companhia de teatro Marionet, destaca a importância destes trabalhos na promoção da literacia em saúde e na sensibilização para a investigação na área da genómica: “as questões relacionadas com a saúde são centrais nas nossas vidas, e o teatro é um meio de comunicação excelente para reflectir sobre o lado emocional associado tanto à vivência pessoal e social da doença como sobre os processos de investigação nesta área. Esta simbiose entre o teatro e as Ciências da Saúde tem o potencial de informar o público tanto cientificamente como emocionalmente”.

A primeira peça, “Alice e as maravilhas dos genes”, vai ser apresentada no dia 15 de Maio, pelas 18 horas. Já a segunda peça, “Manipulações genéticas”, tem estreia marcada para o dia 17 de Maio, pelas 21h30.

Os espectáculos foram criados em parceria com o projecto “Capacitação da Região Centro para a Medicina Personalizada/de Precisão, de base genómica” da Universidade de Coimbra.

As inscrições podem ser feitas em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfR8-UlHRmn7pw8lZRUh78-9fqkRArTM7U1Ufodlt4RkrQ2iA/viewform.