Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Teatrão promove acção de formação sobre acessibilidade cultural

3 de Março 2022 Jornal Campeão: Teatrão promove acção de formação sobre acessibilidade cultural

O Teatrão desenvolve, desde há um ano, o projecto «A meu ver», em colaboração com a ACAPO-Coimbra no âmbito do Programa PARTIS & Art for Change/Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação “la Caixa”.

«A meu ver» juntou o Teatrão e a ACAPO Coimbra num projecto que conjuga, durante três anos, a prática teatral com pessoas cegas e de baixa visão e a criação de três espectáculos originais. Mas não só da criação artística vive este projecto que, a par das parcerias nacionais e internacionais, da criação de conhecimento científico, da dimensão de trabalho com as redes sociais e familiares dos participantes, e da formação e intervenção ao nível da acessibilidade cultural na cidade, pretende tocar em vários campos da Acessibilidade, contribuindo assim para a crescente inclusão cultural.

A primeira destas acções acontecerá no próximo dia 8 de Março com uma acção de formação co-produzida pelo Teatrão e a Acesso Cultura – Além do Físico: Barreiras Ao Acesso Cultural.

Destinada a equipas de espaços culturais, profissionais da cultura e agentes culturais, esta formação será orientada por Maria Vlachou (Acesso Cultura). A presente formação terá a duração de seis horas (10h-13h / 14h30-17h30) e pressupõe uma inscrição no valor de 15 euros. Nela se procurará expor e reflectir sobre a acessibilidade cultural e as barreiras físicas, sociais e intelectuais que ainda se verificam nesta área.
Esta será a primeira actividade pública do projecto que conta, ainda nos próximos tempos, com a estreia da primeira criação, resultante do trabalho desenvolvido com os utentes da ACAPO, e com um seminário sobre espaços culturais e acessibilidades.
Para mais informações e inscrições na acção de formação, poderão contactar: 239 714 013, 912 511 302, info@oteatrao.com.

Foto: Carlos Gomes