Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Teatrão leva espectáculo sobre propaganda do Estado Novo em digressão

3 de Abril 2024 Jornal Campeão: Teatrão leva espectáculo sobre propaganda do Estado Novo em digressão

Foto: Carlos Gomes

 

Após uma temporada de comemoração dos 30 anos do Teatrão na Oficina Municipal do Teatro (OMT), o espectáculo “A Grande Emissão do Mundo Português” está prestes a sair em digressão pelas freguesias vizinhas do centro de Coimbra. Esta iniciativa marca o início do projecto “3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura”, inspirado pelas Campanhas do MFA, visando promover o acesso cultural de populações afastadas dos centros urbanos.

A digressão está agendada ao longo do mês de Abril, com os seguintes destinos e horários:

  • 6 de Abril, 21h30, Centro Cultural e Recreativo de Assafarge
  • 7 de Abril, 19h, Associação Cultural de Vilarinho
  • 13 de Abril, 21h30, Associação da Zouparria
  • 14 de Abril, 18h, Centro Popular de Trabalhadores de Sobral de Ceira
  • 21 de Abril, 17h, Centro Cultural de Zouparria do Monte

“A Grande Emissão do Mundo Português” é um espectáculo concebido em 2018 pelo Teatrão, que explora o papel da rádio na propaganda do Estado Novo. Num estúdio fictício da Emissora Nacional, cinco personagens conduzem um programa que abrange 21 anos da história do país, em 1h30m de emissão. O espectáculo inicia-se em 1940, marcado pela mudança na direcção da Emissora, com a saída de Henrique Galvão e a entrada de António Ferro. O programa torna-se então uma co-produção com a Frente Nacional para a Alegria no Trabalho, visando “educar sem aborrecer a nação”. O público em estúdio é convidado a participar no programa, que apresenta um alinhamento diversificado, com atracções para entreter as famílias e garantir que ninguém se aborreça.

Além da digressão, o projecto inclui um seminário/exposição em colaboração com o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, previsto para o dia 25 de Maio. Também serão criados Conselhos de Freguesia que, a partir de Junho, irão reunir-se para discutir e mostrar os resultados deste seminário. O objectivo é estabelecer uma relação contínua de proximidade com as populações das freguesias parceiras na realização deste programa: União das Freguesias de Assafarge e Antanhol, Junta de Freguesia de Brasfemes, Junta de Freguesia de São Silvestre, Junta de Freguesia de Ceira e União de Freguesias de Souselas e Botão.

“3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura” é um dos 45 projectos apoiados pelo programa “Arte pela Democracia”, uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direcção-Geral das Artes.