Carlos Gomes © Ti Coragem & Filhos Lda
Hoje, o Teatrão dá início ao seu programa de actividades complementares ao espectáculo “Ti Coragem & Filhos Lda.”. Esta iniciativa, realizada em colaboração com diversas instituições de ensino superior de Coimbra, visa mediar a discussão proposta pela peça e aprofundar o legado de Bertolt Brecht, autor do texto original adaptado para esta nova criação.
O arranque será marcado pelo Ciclo Brecht no Cinema, em parceria com o Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA-UC). Este ciclo trará à Oficina Municipal do Teatro (OMT) quatro sessões de cinema, exibindo filmes sobre o dramaturgo alemão ou por ele escritos. Hoje (17) “Mackie Messer – O Filme dos Três Vinténs” (2018) de Joachim Lang oferece uma cativante narrativa em que Brecht é protagonista, numa batalha contra a indústria cinematográfica pela adaptação da sua Ópera dos Três Vinténs. No dia 24 será a vez de “Baal” (1982), versão de Alan Clarke para a primeira peça publicada por Brecht, com a participação de David Bowie. Posteriormente, no dia 31, uma dupla de documentários explorará a vida e obra do autor: “A vida de Bertolt Brecht” (2006) por Joachim Lang e “Visões de Brecht” (2010) produzido pela Universidade de São Paulo.
Por fim, a 7 de Novembro, será exibido o clássico de Hollywood “Os carrascos também morrem!” (1943) dirigido por Fritz Lang e escrito por Bertolt Brecht, juntamente com a curta “Zeitprobleme: wie der Arbeiter wohnt” (1930), também escrita pelo dramaturgo.
As sessões decorrerão sempre às 18h30 e terão entrada gratuita.
Além disso, nos dias 26 de Outubro e 9 de Novembro, em colaboração com a Faculdade de Economia (FEUC) e o Centro de Estudos Sociais (CES-UC), o ciclo de conferências Tempo de Guerra apresentará painéis de discussão sobre temas centrais propostos por “Ti Coragem & Filhos Lda.”. No primeiro evento, que terá lugar na OMT às 17h00, Teresa Almeida Cravo, professora de Relações Internacionais, e Carlos Branco, Major General do Exército Português, abordarão Economia, Política e Geoestratégia na Actualidade. A segunda conferência, dedicada ao tema Media e os movimentos populistas e fascistas do séc. XXI, contará com as oradoras Sílvia Viana e Sofia José Santos, e será moderada por Clara Almeida Santos.
No dia 3 de Novembro decorrerá o Seminário Brecht, Guerra e Capitalismo, com a participação de Olivier Neveux, professor de história e estética do teatro na École Normale Supérieure de Lyon, e de António Sousa Ribeiro, professor catedrático aposentado do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUC e director do CES, que aprofundarão a obra de Bertolt Brecht neste contexto sociopolítico.
A partir de 3 de Novembro e até dia 25 do mesmo mês, o Teatrão receberá na OMT a oficina Escrita Cénica: Encenação e Interpretação, dirigida por Marco Antonio Rodrigues, encenador de “Ti Coragem & Filhos Lda.”. A oficina destina-se a encenadores, actores, dramaturgos e estudantes das várias áreas de criação artística e cénica. As inscrições e mais informações podem ser encontradas no link: https://tinyurl.com/OficinaTC.
Após um fim-de-semana de estreia com quatro datas completamente esgotadas, “Ti Coragem & Filhos Lda.” continua em cena até dia 12 de Novembro na OMT. As reservas podem ser feitas através dos contactos telefónicos e e-mail: 912 511 302 (custo de chamada para a rede móvel nacional), 239 714 013 (custo de chamada para a rede fixa nacional) ou info@oteatrao.com. A compra de bilhetes está disponível na OMT, postos Ticketline e online em tinyurl.com/TCBilheteira.