Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Teatrão chama público e comunidade ao palco

12 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: Teatrão chama público e comunidade ao palco

O teatrão vai promover, no próximo dia 24, pelas 16h30, mais uma nova edição do Fórum Teatrão.

Como tem acontecido em anos passados, a companhia de Coimbra pretende dar o palco ao seu público e comunidade, colocando-os em diálogo e participação directa nos projectos do Teatrão. Este ano, a companhia dedica o Fórum ao Todos São Palco (TSP) – uma mostra bienal de teatro brasileiro que vai decorrer em Setembro e cujo programa inclui não só a apresentação de espectáculos, mas também momentos de formação, conversa e partilhas que procuram aproximar o Brasil e Portugal.

A principal intenção do Teatrão é perceber concretamente qual é o impacto que este festival pode gerar na comunidade de Coimbra. Pretende, nomeadamente, explorar como é que este pode ser um momento de intervenção na participação e no encontro dos públicos português e brasileiro: como é que o TSP pode servir para chamar a crescente comunidade brasileira à programação cultural da cidade.

Além disso, esta necessidade surge também do tempo histórico que Portugal atravessa. Numa altura em que o futuro do país se discute de uma forma muito séria e onde sentimos o perigo real de andarmos para trás muitas décadas – para trás de Abril – este Fórum quer discutir como é que o TSP pode ser sítio de liberdade, participação e construção.

O plano geral de actividades prevê que se comece por contextualizar os presentes com os objectivos gerais do festival e qual o desenho da programação que já está pronto. Depois, serão criados de grupos de trabalho, com o objectivo de que aquilo que aqui venha a ser discutido possa influenciar a programação desta edição do TSP.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas através do link http://tinyurl.com/ForumTeatrao2024

O Fórum Teatrão tem sido uma ferramenta importante na relação do Teatrão com o seu público e comunidade envolvente. Das últimas edições, resultaram, por exemplo, a criação de grupos de cidadãos que reúnem regularmente com a direcção da companhia, o Fórum Jovens Críticos, além de outras ideias e linhas de acção que vão sendo integradas na programação que o Teatrão desenha ao longo das temporadas.