Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Teatrão celebra 30 anos com concerto e viagem a Aeminium

12 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Teatrão celebra 30 anos com concerto e viagem a Aeminium

As comemorações dos 30 anos da Companhia Teatrão iniciam-se esta sexta-feira com o regresso do evento ‘Música na Tabacaria’ e a apresentação do espectáculo-audiowalk ‘Os Cantos das Pedras’, que promete uma viagem até Aeminium, a antiga cidade romana de Coimbra.

A ‘Música na Tabacaria’ regressa à Oficina Municipal do Teatro (OMT) na sexta-feira à noite, com um concerto de piano jazz de Estela Albino, que irá apresentar em Coimbra o seu novo projecto ‘Um Eu a Solo’.

Estela Albino traz a Coimbra os seus arranjos originais para músicas de Ornatos Violeta, António Variações, Yann Tiersen e Ludovico Einaudi.

Também na sexta-feira, durante a tarde, o espectáculo-audiowalk ‘Os Cantos das Pedras’, criado no âmbito do Projecto Marcos Históricos, regressa e ficará em cena até 8 de Outubro.

Esta criação do Teatrão, com dramaturgia original de Inês Silva e João Gaspar, a convite do Município de Coimbra, regressa “a pedido do público”.

“Partindo do Largo de Santana, atrás da Penitenciária, o espectáculo leva os espectadores numa viagem pela cidade, passando pela Alta e pela Baixa, entrelaçando audiowalk com cenas teatrais que provocam risos e lágrimas”, descreve a companhia de Teatro de Coimbra.

Durante 90 minutos, os espectadores serão guiados pela voz de um calceteiro, cujo sonho é dar sentido a uma história incompleta, feita de remendos, e da qual talvez nunca se descubra o fim.

“É uma viagem marcante, que desvenda os vestígios da Aeminium de forma única, permitindo-nos explorar a herança deixada por este passado e os desafios que ainda persistem hoje”.

O espectáculo ‘Os Cantos das Pedras’ estreou originalmente em Maio de 2022, fazendo parte de um díptico sobre a presença romana na cidade, juntamente com ‘Viajantes do Tempo’, apresentado no Museu Nacional Machado de Castro.

Nesta nova temporada, que se estende por quatro fins-de-semana, as sessões terão lugar todas as sextas-feiras às 17h00. Nos sábados e domingos, estão previstos dois espectáculos diários, às 11h00 e às 17h00, excepto nos dias 16 de Setembro e 7 de Outubro, em que não haverá sessões.

Os bilhetes têm um custo de sete euros para o público em geral, havendo ainda uma opção de bilhete de cinco euros para estudantes, menores de 18 anos e seniores.

O Teatrão aconselha ao público que utilize calçado confortável e traga água consigo para a experiência.