Coimbra  16 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Teatrão de Coimbra celebra 30 anos com temporada especial

22 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Teatrão de Coimbra celebra 30 anos com temporada especial

O Teatrão, uma das companhias de teatro mais emblemáticas de Coimbra, está prestes a comemorar o seu 30.º aniversário em Março de 2024. Para assinalar esta data, a companhia preparou uma temporada 2023/2024 especial com o mote “30 anos de Teatrão: o teatro onde cabemos todos”.

Sob a direcção de Marco Antonio Rodrigues (São Paulo/Coimbra), o Teatrão traz a grande criação do primeiro trimestre deste ano: “Ti Coragem & Filhos Lda.”, uma adaptação do clássico de Bertolt Brecht “Mãe Coragem e Seus Filhos” (1939), com dramaturgia de Jorge Louraço Figueira e tradução de António Sousa Ribeiro. Neste espectáculo, o Teatrão explora os tempos actuais, enquadrando a guerra como uma extensão do capitalismo, num período pós-neoliberal.

A nova criação do Teatrão coloca em cena sete actores que desempenham as trinta personagens da dramaturgia original de Brecht. Para enriquecer a performance, três músicos, sob a direcção musical de Victor Torpedo, acompanharão o espectáculo. “Ti Coragem & Filhos Lda.” estará em cena na Oficina Municipal de Teatro (OMT) até 12 de Novembro.

A peça de Brecht, escrita seis anos antes da bomba atómica, permanece incrivelmente actual, especialmente considerando o estado de guerra constante em que o mundo se encontra. A oportunidade ganha ainda mais relevância diante do conflito Rússia/Ucrânia, que não pode ser decidido pelas populações ou pelos estados mais frágeis.

O Teatrão acompanhará a peça com um programa paralelo que fomenta a discussão com o público sobre os temas abordados. Entre os eventos destacam-se o ciclo Brecht no Cinema, as conferências Tempo de Guerra, o seminário Brecht no tempo da Mercadoria e a oficina Escrita Cénica: Encenação e Interpretação, dirigida por Marco Antonio Rodrigues.

As reservas podem ser feitas na OMT através dos contactos telefónicos 912 511 302 (custo de chamada para a rede móvel nacional) e 239 714 013 (custo de chamada para a rede fixa nacional), ou por e-mail para info@oteatrao.com. Os bilhetes estarão disponíveis em breve na Ticketline.