Coimbra  22 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tardes comunitárias em Cantanhede abordam saúde mental

10 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Tardes comunitárias em Cantanhede abordam saúde mental

No passado dia 8 de Novembro, mais de setenta pessoas reuniram-se no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede para mais uma edição das tardes comunitárias, desta vez dedicada ao tema da saúde mental. A sessão contou com a participação da psicóloga clínica Clara Maria Abrantes como oradora convidada, que trouxe a sua experiência e conhecimento para enriquecer a discussão sobre esta temática cada vez mais relevante.

Clara Abrantes, licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra desde 1981, é reconhecida como Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Além disso, detém a designação de Registered Europsy Psichologist pela European Federation of Psychologists.

Ao longo da sua carreira, Clara Abrantes trabalhou durante 33 anos no Ministério da Saúde, focando-se no tratamento de dependências, tanto na área da Prevenção Primária como na Consulta Externa para tratamento e desintoxicação. Além disso, desempenhou papéis como professora e psicóloga escolar em Coimbra e no Instituto Superior de Teologia de Coimbra entre 1980 e 2005.

Durante a palestra, a psicóloga abordou vários aspectos relacionados com a saúde mental, sublinhando a importância do equilíbrio entre os elementos fundamentais para o bem-estar humano, nomeadamente “sentir”, “pensar” e “agir”.

A sessão foi marcada por uma atmosfera animada, sendo muito apreciada pelos participantes, que tiveram a oportunidade de interagir com Clara Abrantes, partilhando testemunhos e colocando questões relacionadas com as suas vivências.