Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Talkdesk e Universidade de Coimbra retomam ‘Academia de Data Science’

3 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Talkdesk e Universidade de Coimbra retomam ‘Academia de Data Science’

A empresa Talkdesk e a Universidade de Coimbra (UC) voltam a retomar a ‘TDX-UC Academia de Data Science’, mas agora em modo remoto devido à pandemia de covid-19.

“Depois de dois módulos e de impactar cerca de 30 profissionais”, está de regresso a iniciativa de promoção do ensino de ‘Data Science’, organizada pela Talkdesk em parceria com o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (DEI-UC).

As candidaturas para o 3.º módulo estão abertas até 20 de Setembro, sendo que este terceiro módulo é destinado a “pessoas com competências de estatística, programação em ‘Python’ e ‘machine learning’”.

“A área de ‘Data Science’ tem recebido muita atenção no panorama tecnológico e empresarial pelo seu impacto no crescimento dos negócios e no desenvolvimento de novas tecnologias, contudo a escassez de profissionais tem condicionado o crescimento da especialidade”, refere a Talkdesk, notando que a ‘TDX-UC Data Science Academy’ surge com o “objectivo de colmatar essa lacuna no ensino, introduzindo formações em áreas como Processamento de Linguagem Natural (NLP), Behavioural Prediction e Deep Learning, esta última a leccionar no novo módulo”.

A pausa provocada pela pandemia e a retoma das actividades remotamente pode, segundo João Coelho, director de talento do TDX (laboratório de inovação da Talkdesk), “uma oportunidade para alargar o impacto deste programa”.

“Estamos preparados, neste momento, para assumir a partilha eficiente de conhecimento neste formato. Temos, por este motivo, a ambição de alargar o alcance da iniciativa, mantendo a sua qualidade e a satisfação de todos os participantes, podendo chegar a ainda mais pessoas, com diferentes ‘backgrounds’ e em diferentes geografias”, sublinha o responsável.

O módulo sobre “Deep Learning” será composto por 80 horas, em horário pós-laboral, tendo uma duração total de quatro semanas, divididas em duas etapas distintas: duas semanas de contextualização aprofundada em torno dos conceitos e técnicas-chave dos vários domínios considerados, e duas semanas reservadas exclusivamente ao desenvolvimento e apresentação de um projecto individual, com acompanhamento por parte de um tutor do DEI-UC.
O programa contará, ainda, com mentores da equipa da Talkdesk, como Ben Rigby (vice-presidente de Inteligência Artificial), Jason Fama (vice-presidente de Engenharia), e Bruno Antunes (director de Engenharia).

Os 15 candidatos seleccionados iniciarão as aulas a 12 de Outubro.