Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Talentos da EPTOLIVA foram um sucesso em Tábua

5 de Julho 2024 Jornal Campeão: Talentos da EPTOLIVA foram um sucesso em Tábua

A primeira edição do “EPTO TALENT”, o Concurso de Talentos da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, terminou na FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua, com 10 finalistas nas categorias de canto, instrumento, representação e dança/ginástica.

As prestações foram avaliadas por um júri de três personalidades ligadas à música e às artes do espectáculo, constituído por Maria Fonseca, professora e bailarina na Academia de Dança de Viseu – Escola de Bailado Giselle Brites, Odete Claro, actriz associada à dinamização do teatro amador em Tábua, e Ana Maria, finalista do Festival da Canção 2024, com a interpretação do tema “Aceitar”.

A vencedora do concurso foi a jovem oliveirense Sofia Fonseca que, recentemente, participou no programa da RTP “The Voice Kids 2024”, distinguida com um prémio no valor de 150 euros.

Em segundo lugar ficou Leonor Almeida (Tábua) e o terceiro lugar foi atribuído ao Grupo de Ginástica GYM Trio (Tábua), que receberam um prémio de 50 euros. Para além destes prémios monetários atribuídos pela EPTOLIVA, os distinguidos receberam também ofertas em serviços atribuídos pelo Grupo Visabeira, empresa “Evolução Vertical” e Pizzaria “Papo Seco”.

O sucesso desta iniciativa foi bem visível com a grande afluência de público que assistiu à Gala Final do EPTO TALENT, assim como do número de concorrentes provenientes de várias regiões do país. “Todos os concorrentes finalistas foram exemplares na dedicação, responsabilidade e persistência fantástica, o que elevou a qualidade desta panóplia de performances que formaram este grande espectáculo, apresentado por Rui Figueiredo, ex-concorrente do Big Brother da TVI e Daniela Marques, ex-aluna da EPTOLIVA e Miss Global Portugal 2024”, refere a escola profissional.

O EPTO TALENT surgiu no âmbito do projecto EPTO FUTUROS, produzido e organizado pelos alunos das turmas do 10.º e 11.º ano do curso de Multimédia com o respectivo diretor do curso, Gonçalo Marques, pretendendo constituir-se como um motor de divulgação cultural e de promoção de novos talentos dentro e fora da região.

“O Município de Tábua está extremamente satisfeito com a organização, dinamismo e protagonismo que a escola profissional EPTOLIVA tem vindo a desenvolver neste concelho, sob a visão estratégica do seu presidente, Daniel Costa, assim como da disponibilidade de toda a comunidade educativa para serem uma escola inovadora e sempre em movimento”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, destacando o exemplo da concretização deste evento e a importância deste tipo de actividades na programação cultural da FACIT, como nas dinâmicas juvenis que pretendem revelar habilidades e talentos que amanhã poderão ser os nossos futuros artistas, parabenizando o curso de Multimédia pela organização deste concurso.

Agradecendo a todos os envolvidos a concretização do EPTO TALENT e, em particular, ao Município de Tábua o privilégio deste evento poder ser realizado na FACIT, o presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, aludiu ao Concurso de Talentos como uma oportunidade pedagógica de praticar conhecimentos de audiovisuais e ainda, desenvolver as competências de comunicação nas diversas formas. “Todos os alunos e docentes estão de parabéns pelo resultado final trazido a este palco, e pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo curso de Multimédia nas dinâmicas de Tábua e que, futuramente, serão reforçadas com a abertura de Centro Tecnológico Especializado Digital, com os melhores equipamentos tecnológicos do país, para aquele que é o propósito da EPTOLIVA, que é formar jovens numa área de grande futuro”, concluiu Daniel Costa.