Coimbra  6 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Taça da Federação da Liga Feminina de Basquetebol joga-se em Coimbra

5 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Taça da Federação da Liga Feminina de Basquetebol joga-se em Coimbra

As oito melhores equipas que se encontram a disputar a Liga Feminina de Basquetebol vão, este fim-de-semana (amanhã, sábado e domingo), marcar presença em Coimbra, na VIII Taça da Federação.

Além da única formação conimbricense em prova, do Olivais Futebol Clube, estarão em Coimbra as equipas da Quinta dos Lombos, CAB Madeira, AD Vagos, União Sportiva, GDESSA Barreiro, SLB e Boa Viagem de Angra (Açores).

Os jogos têm início já amanhã (06), a partir das 19h00, no pavilhão de Augusto Correia, nos Olivais, entre a União Sportiva e o GDESSA Barreiro; às 21h00, com a partida a ser disputada entre o Sport Lisboa e Benfica e o Boa Viagem. Ainda amanhã, mas no pavilhão multidesportos de Mário Mexia, defrontam-se a Quinta dos Lombos e o CAB Madeira, pelas 20h00; a AD Vagos e o Olivais, às 22h00.

O sábado (07) está reservado para meias-finais entre os vencedores dos quatros jogos do dia anterior, no pavilhão multidesportos, às 16h00 e às 18h00. A final está marcada para domingo (08), no mesmo local, com início às 11h30, entre as duas melhores equipas dos jogos anteriores.

A VIII Taça da Federação foi apresentada, hoje, numa cerimónia em que Jaime Carvalho e Silva, presidente do Olivais, elogiou a Associação de Basquetebol de Coimbra (e a Câmara Municipal) por ter “agarrado a oportunidade de trazer o evento para a cidade”, esperando que atraia muito público durante os três dias.

“Trata-se da primeira vez que a prova é organizada nestes moldes, o que implicou mais recursos humanos e financeiros”, explicou o dirigente, acrescentando, ainda, que serão jogos bastante disputados, já que “as oito equipas estão todas separadas por dois pontos, o que torna esta prova na mais competitiva de sempre, permitindo um bom espectáculo”.

Na tentativa de divulgar a prova, a organização vai visitar algumas escolas da cidade para “chamar a atenção dos estudantes para o evento e para a modalidade”, referiu.

Luís Santarino, presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC), realçou a importância da prova, bem como o apoio que é dado ao Olivais.

Neste momento, a ABC encontra-se com candidaturas a fases finais de campeonatos nacionais de sub-14 e sub-17, bem como na fase final do Campeonato Nacional da II Divisão feminina.

“A Associação promoveu mais de 20 eventos em três anos e, em 2017, queremos ver mais equipas de Coimbra nestas candidaturas; já é altura de reafirmarmos o basquetebol feminino no contexto nacional”, rematou Luís Santarino, que aproveitou a ocasião para apresentar os novos fisioterapeutas e a psicóloga da ABC.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, que, através de Francisco Paz, director de departamento, destacou a grandeza do evento, a “fazer justiça à tradição da cidade no basquetebol, principalmente no feminino” e a “referência nacional que é o Olivais Futebol Clube”.

O representante da autarquia realçou, ainda, “o esforço da organização no envolvimento escolar, para que o desporto faça parte da vida das pessoas” e, também, dos clubes e da sua aposta na formação “que deve ser de louvar”.

De realçar que todos os jogos serão transmitidos, via Internet, no canal da Federação Portuguesa de Basquetebol (em www.fpbtv.pt), à excepção da final, domingo, que terá transmissão na BolaTV. As entradas para assistir aos jogos são gratuitas.