Coimbra  2 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tábua vai distribuir compostores e baldes para valorizar os biorresíduos

7 de Julho 2023 Jornal Campeão: Tábua vai distribuir compostores e baldes para valorizar os biorresíduos

A Câmara Municipal de Tábua vai distribuir gratuitamente compostores, baldes domésticos e manuais de compostagem aos munícipes, para que estes procedam à separação de resíduos alimentares em casa.

A iniciativa decorre no âmbito do projecto “ComposTábua” com o intuito de “sensibilizar os munícipes do concelho para a valorização dos resíduos orgânicos na origem, através da compostagem doméstica”, afirmou o município de Tábua.

O “ComposTábua” destina-se aos munícipes, residentes no concelho de Tábua, no distrito de Coimbra, com idade igual ou superior a 18 anos, que disponham de jardim, horta ou quintal, com dimensões adequadas para a colocação gratuita de um compostor e que pretendam valorizar os seus biorresíduos.

Os interessados em participar no projecto devem preencher o formulário de inscrição e enviar para o endereço electrónico geral@cm-tabua.pt, ou entregar no Balcão Único do município, horário ininterrupto das 09:00 às 16:00, até ao dia 17.

De acordo com a autarquia, será apenas aceite uma inscrição por participante ou morada.

As inscrições para a atribuição dos compostores serão analisadas por ordem cronológica de entrega, até ao limite do ‘stock’ de compostores previsto no projecto.

As inscrições validadas serão comunicadas aos participantes seleccionados, através de endereço electrónico ou telefone/telemóvel.

A cada participante vai ser entregue um compostor doméstico de 330 litros, um contentor orgânico de sete litros e um manual de compostagem doméstica.

Os participantes seleccionados devem frequentar a sessão de esclarecimentos presencial a realizar pela Câmara Municipal de Tábua, no dia 19, às 19:00, no espaço CULTIVA (Criatividade, União, Laboratório, Tábua, Ideias, Valores e Artes).

“A compostagem é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica que permite aproveitar os resíduos provenientes de cozinhas, jardins, hortas ou quintais e transformá-los em fertilizante rico em nutrientes, configurando um método de redução deste tipo de resíduos e evitando o seu envio para aterro”.

O projecto “ComposTábua” é financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do programa “RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projectos de Recolha Selectiva de Biorresíduos”.