Coimbra  29 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tábua quer requalificar o troço da Via Romana da Pedra da Sé

21 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Tábua quer requalificar o troço da Via Romana da Pedra da Sé

O Município de Tábua iniciou os procedimentos legais junto da Direcção Regional da Cultura do Centro para requalificar o troço da Via Romana da Pedra da Sé, património classificado como Imóvel de Interesse Público.

De acordo com a autarquia, com a requalificação pretende-se conferir ao espaço “o esplendor de outrora, tornando-o num ponto turístico de referência do concelho”.

Obtidas as devidas autorizações legais e assumida colaboração com uma empresa especializada em arqueologia e restauro, foi já estabelecido um Plano de Trabalhos Arqueológicos e uma Proposta de Intervenção e Acompanhamento para que se inicie a limpeza da vegetação no sítio arqueológico, cumprindo as orientações da referida Direcção Regional.

Após os trabalhos de limpeza, que serão feitos pela empresa ServiGreat e que representam um investimento de 8.990 euros, estarão reunidas as “condições para se proceder à rectificação original do traçado, através da aplicação de novas lajes de granito”, procedimento que ficará a cargo da empresa ARQUEOHOJE – Conservação e Restauro do Património Monumental e que terá um custo de 13.680 euros.