Coimbra  15 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tábua promove actividades vocacionadas para a área social

11 de Maio 2023

A Câmara de Tábua vai promover conferências, jogos e encontros dedicados à área social, entre 15 e 19 de Maio, que culminarão com uma gala, durante a qual serão reconhecidos os trabalhadores do sector.

Este “conjunto de iniciativas”, que faz parte do programa Tábua + Social, “termina com uma gala”, na qual serão reconhecidas, pela “primeira vez, todas as IPSS [instituições particulares de solidariedade social]” do concelho, disse o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

“A ideia é que todas as IPSS e os colaboradores possam estar presentes, para que o município e elas próprias possam reconhecer este trabalho que é feito, de forma excelente, ao longo do ano”, sublinhou o autarca.

A gala está marcada para dia 19 de Maio, às 21H00, no Centro Cultural da vila de Tábua, no interior do distrito de Coimbra.

Na segunda-feira vai decorrer um encontro Interinstitucional de Boccia, no Pavilhão Multiúsos de Tábua, entre as 10h00 e as 12h00, com utentes das IPSS do concelho que vão praticar este desporto.

Para o dia seguinte, está prevista uma caminhada social, às 09h30, seguida de uma conferência intitulada “Intervenção Social: Um futuro de desafios!”, às 14h30, no auditório do espaço CULTIVA (Criatividade, União, Laboratório, Tábua, Ideias, Valores e Artes).

Na sessão, será debatida “A demência e o Alzheimer nas pessoas integradas em respostas sociais”, com Sara Gordo, da Associação Nacional de Gerontologia (ANGES), e “O Burnout dos/as técnicos/as”, com o presidente da Associação Nacional de Gerontologia (ANGES), Ricardo Pocinho.

No dia 17 de Maio, o programa inclui jogos intergeracionais, na Casa do Povo de Tábua, das 14:30 às 18h00, e a iniciativa “Dar voz aos avós”, na sala da Academia Sénior, das 14h30 às 15h30.

Estes cinco dias de actividades visam promover a “partilha de experiências” entre as IPSS do concelho e “dar visibilidade ao trabalho social que Tábua tem”, frisou o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Inclusão Social e Igualdade, António Oliveira.

No dia 18 de Maio terão lugar o 21.º Convívio Interinstitucional do Dia da Espiga e o 8.º Encontro do Movimento Sénio, ambas as actividades no Pavilhão Multiúsos de Tábua, entre as 10h00 e as 16h0.

De acordo com a autarquia, as iniciativas visam ainda “a promoção e aprofundamento das parcerias já estabelecidas na Rede Social de Tábua, envolvendo as entidades e instituições em actividades transversais e abrangentes às diversas respostas sociais existentes”.