A Câmara Municipal de Tábua apresentou uma candidatura para a requalificação e expansão da Escola Secundária num montante de aproximadamente 4,9 milhões de euros.
Esta intervenção tem como objectivo proporcionar à Escola Secundária de Tábua “melhores condições” para o processo de aprendizagem, bem como “criar novos espaços e dinâmicas que incentivem novos métodos de ensino”, afirmou hoje o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.
A candidatura, orçada em cerca de 4,9 milhões de euros, foi submetida ao Programa Operacional Regional do Centro em 28 de Setembro.
O projecto de requalificação, alteração e expansão da escola prevê a actualização de um conjunto de edifícios existentes, construídos há aproximadamente 40 anos, com novas infra-estruturas necessárias.
A intervenção focar-se-á principalmente nos blocos de salas de aula, áreas administrativas e de convívio, no pavilhão desportivo e na portaria, com o objectivo de valorizar a estética exterior.
No interior, serão exploradas todas as potencialidades, preservando o património e a arquitectura original.
Conforme referiu o autarca, está previsto um reforço na qualidade das salas de aula específicas para cada disciplina e curso, bem como a criação de um auditório.
A intenção é adaptar os espaços às novas necessidades de formação e infra-estruturas educativas para o ensino, em prol da comunidade. Serão implementadas novas acessibilidades nos circuitos internos, actualização dos equipamentos tecnológicos e melhoria da eficiência energética.
Desta forma, serão criados espaços atraentes e flexíveis, capazes de oferecer funcionalidades diversas, permitindo uma utilização alargada pela comunidade. Esta melhoria visa não só o bem-estar, mas também garantir as condições necessárias para acompanhar as constantes evoluções tecnológicas nos serviços.
A autarquia tem também o objectivo de melhorar a eficiência energética dos edifícios, proporcionando condições de conforto superiores para os utilizadores – professores, alunos e funcionários.
“É um investimento que efectivamente permite elevar a qualidade da infra-estrutura […] e motiva todos os intervenientes no processo educativo, uma vez que terão uma escola revitalizada”, sublinhou Ricardo Cruz.
“É um desejo antigo de toda a comunidade escolar que agora será concretizado”, concluiu, ressalvando que esta realização está dependente da aprovação da candidatura.