Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tábua: Operadores Locais aderem ao SIT Flexi

23 de Março 2022 Jornal Campeão: Tábua: Operadores Locais aderem ao SIT Flexi

O Município de Tábua continua a apostar no serviço de Transporte Flexível a Pedido – SIT Flexi, iniciando o 2.º Projecto Piloto com a assinatura dos protocolos com os 12 operadores locais (taxistas) que aderiram a esta iniciativa, desenvolvida pela CIM RC em articulação com a autarquia.

A assinatura decorreu no Centro Cultural de Tábua, na presença do vice-presidente da autarquia, António Oliveira, do vereador da Mobilidade Sustentável, Transportes e Modos Suaves, David Pinto, e Sérgio Caetano, em representação do Departamento de Estrutura de Mobilidade, Transportes e Equipamentos da CIM Região de Coimbra.

A Câmara Municipal salienta que, nesta fase do projecto, “passam a ser abrangidos 24 lugares, em vez dos 15 iniciais, com uma periodicidade de três vezes por semana (segundas, terças e quintas-feiras), referindo-se que, os lugares que, no período não escolar deixam de ter cobertura horária de serviço de transporte público regular, poderão efectuar reservas SIT Flexi”.

Para viajar com o SIT Flexi deve fazer reserva do serviço até às 15h00 do dia anterior ao dia da viagem, através de uma chamada gratuita para o número de telefone 800 200 201. A central de reservas registará o seu pedido e está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Depois de reservar a sua viagem, só tem de aparecer no dia e hora marcados na paragem SIT Flexi combina e esperar pelo seu transporte.

Esta iniciativa tem como objectivo melhorar a acessibilidade à sede do concelho, com acesso a serviços essenciais, e alargar a oferta da rede de transporte público, nomeadamente a áreas do território de menor densidade demográfica e sem acesso ao serviço regular de transporte de passageiros.

A medida prevê ainda dar um contributo no combate ao isolamento, mas também ser um apoio para as pessoas com maior dificuldade de locomoção.

O projecto SIT Flexi – Transporte Flexível a Pedido é um projecto financiado por fundos europeus, possibilitando que o utilizador pague um valor mais reduzido pelo serviço, sendo o restante suportado pelo Município.