Coimbra  26 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tábua mostra vitalidade com os seus produtos endógenos e artesanato

2 de Março 2018

O famoso queijo da Serra, o pão, os enchidos, o vinho, o mel e o artesanato vão ser as atracções, amanhã e domingo (03 e 04), no concelho de Tábua. Esta é já a 29.ª edição da Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos, do Vinho e do Mel, que integra ainda a IX Mostra de Gastronomia e Artesanato.

A apresentação oficial do certame decorreu em Lisboa, uma forma que o Município de Tábua entendeu ser a ideal para “divulgar junto do importante mercado localizado em meio urbano todo o potencial que este território tem para oferecer, apesar de ter sido fortemente afectado pelos incêndios”.

O objectivo do evento passa, como nas edições anteriores, “por ter uma atitude pró-activa de motivação e incentivo aos pequenos produtores locais e de fomento à economia local, através da valorização do trabalho e dedicação das queijeiras, dos pastores e dos diversos agentes ligados ao sector agrícola, a que se associa uma acção de promoção do enoturismo, na medida em que o concelho de Tábua integra a Região Demarcada do Vinho Dão”, sublinha a autarquia.

O queijo, o mel, os enchidos, o vinho, o azeite e o artesanato são bons motivos para visitar a região, que este ano apostou numa nova imagem da Feira, com a criação de novos sectores e áreas de interesse.

As grandes novidades prendem-se com o aumento da zona de artesanato, da zona de exposição animal e da zona de exposição agrícola, bem como a aposta na internacionalização da Feira, trazendo até Tábua queijos originários da Região Demarcada da Galiza.

Com entradas gratuitas, o pavilhão multiusos de Tábua irá contar com a presença de cerca de 50 produtores destas iguarias incomparáveis e artesanato único, que atraem ao concelho milhares de pessoas todos os anos. No espaço vão marcar presença 11 tasquinhas, dinamizadas pelas associações do concelho, que servirão os pratos mais típicos da região.

Além da gastronomia, a animação será outra das componentes atractivas do certame, com um programa musical preenchido com grupos locais, nacionais e um espanhol, bem como duas sessões de “showcooking”, com o chef Ricardo Cristino (amanhã e domingo), e a apresentação do livro “Flashes de um abraço” (amanhã).

Do programa destacam-se, o programa da RTP “Aqui Portugal”, que estará em directo, amanhã (03), durante toda a tarde. A noite vai ser preenchida com a música de Augusto Canário & Amigos, bem como da banda Os Red. Para domingo (04) estão previstas as actuações do Grupo de Cantares de Lugo (Espanha), de Gabriel & a sua banda e dos Ús Sai de Gatas, além dos mais variados grupos e associações locais.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com