Coimbra  26 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tábua: jovens criaram ensaio fotográfico em homenagem a Sarah Beirão

7 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Tábua: jovens criaram ensaio fotográfico em homenagem a Sarah Beirão

Decorreu, em Tábua, de 27 de Julho a 02 de Agosto de 2020, a primeira acção do projecto DOIS PONTOS: Residências de Criação Artística e Literária, da qual resultou um ensaio fotográfico em homenagem a Sarah Beirão em que participaram 10 jovens.

Esta iniciativa foi a primeira de seis residências de criação artística e literária em várias áreas (fotografia, arte urbana, banda desenhada, escrita criativa, teatro e cinema) que ao longo de três anos vão aproximar os jovens entre os 14 e os 20 anos dos livros e da leitura.

Sarah Beirão (1880-1974) foi a escritora que os jovens tiveram como referência para a criação que agora apresentam à comunidade. A também jornalista, cronista e filantropa foi uma personalidade singular do panorama cultural e político do século XX em Portugal, lutando pela igualdade de género e pelos direitos dos animais.

Tiago Cerveira, orientador desta residência artística, foi o fotógrafo que durante toda a semana partilhou as técnicas de fotografia e orientou o projecto final.

“Tive a sorte de conhecer um grupo fantástico. Talento e capacidade de trabalho não falta a estes 10 jovens. Penso que honrámos a mulher e escritora Sarah Beirão. A sociedade ganhou 10 novos fotógrafos e eu ganhei 10 novos amigos.”, disse Tiago Cerveira.

“Uma experiência incrível. Aprendi várias técnicas de uma forma leve e divertida. Aprendi, principalmente, a olhar a vida de uma maneira diferente. Uma semana incrível com pessoas maravilhosas! Para repetir!” defendeu Inês Sousa, participante de 17 anos.

Já Gonçalo Silva, de 18 anos, diz que “Sem dúvida uma das melhores experiências da  minha vida. Aprendemos a fazer arte e magia com uma câmara fotográfica”.

A próxima residência, de arte urbana, vai decorrer entre 07 e 13 de Setembro de 2020 e será orientada pelo artista plástico Luiz Morgadinho também a partir da vida e obra de Sarah Beirão.

Este é um trabalho apoiado pelo Plano Nacional de Leitura através do projecto “Movimento 14-20 a ler” e é desenvolvido em parceria entre o Agrupamento de Escolas de Tábua, a Câmara Municipal de Tábua, a Gambiarra Associação Cultural e a escola profissional EPTOLIVA.

No seguinte link está disponível o resultado desta residência de fotografia:

https://doispontostabua.wixsite.com/doispontos