Coimbra  17 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tábua integra rede de ensino inovador desenvolvido por academia portuguesa

27 de Junho 2023 Jornal Campeão: Tábua integra rede de ensino inovador desenvolvido por academia portuguesa

O município de Tábua passou a fazer parte da rede de centros escolares criada pela Brave Generation Academy (BGA), que desenvolveu um modelo de ensino inovador presente em várias cidades portuguesas e em nove países.

Fundada há dois anos por Tim Vieira, nascido na África do Sul, mas de ascendência portuguesa, a academia conta actualmente com mais de quarenta centros em Portugal, atendendo 700 alunos com idades entre 12 e 18 anos. O currículo é baseado num programa aprovado por Cambridge.

“Foram dois anos extremamente positivos, nos quais o nosso modelo tem sido muito procurado, pois oferecemos uma abordagem mais individualizada e personalizada ao ensino”, explicou o criador da BGA, enfatizando que as necessidades individuais dos alunos são priorizadas.

Tim Vieira destacou que os estudantes estão preparados para um mundo em constante mudança, adaptando-se aos seus horários e estilos de aprendizagem.

“Os alunos recebem apoio com base nas suas habilidades, descobrindo paixões na arte, cultura, desporto ou outras áreas, a fim de traçar um caminho para a felicidade”, disse o fundador.

A BGA tem como objectivo descobrir as paixões e vocações dos alunos para lidar com os desafios de um mundo cada vez mais complexo e em constante mudança. O modelo combina disciplinas tradicionais e modernas, aptidões individuais e actividades em equipa para desenvolver habilidades comportamentais e sociais, integrando espaços físicos comunitários com uma plataforma digital.

Embora a BGA forneça acesso a universidades portuguesas, ela também permite que os estudantes sigam os estudos para o ensino superior no exterior.

Actualmente, cerca de metade dos 700 alunos em Portugal são provenientes de comunidades estrangeiras, representando um total de 24 nacionalidades diferentes.

Além de Portugal, a BGA está presente nos Estados Unidos, Espanha, Moçambique, África do Sul, Quênia e Namíbia.

Neste mês, a academia lançou uma escola para adultos, oferecendo quatro bacharelatos nas áreas de Gestão, Tecnologia da Informação, Educação e Gestão Desportiva.

No futuro, Tim Vieira pretende entrar nas escolas públicas para oferecer “um tipo diferente de ensino”.

O centro de Tábua, que iniciou suas actividades hoje com 12 alunos, tem capacidade para 30.