Coimbra  21 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tábua: FACIT começa hoje e é a maior festa do concelho

27 de Junho 2018

A popular artista Rosinha abre, hoje, as noites musicais da 10.ª edição da Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua (FACIT), que decorre até 01 de Junho, no que constitui a maior festa do concelho.

Amanhã (dia 28) será a vez de subir ao palco Diogo Piçarra, com os Némanus a actuarem na sexta-feira (dia 29). No dia 30 (sábado) o espectáculo estará por conta de Tiago Bettencourt e Fernando Daniel e no último dia (01 de Julho) será o Tributo aos Queen.

A FACIT, que é inaugurada, hoje, pelas 18h00, decorre no Pavilhão Multiusos de Tábua e tem, entre outros, um espaço automóvel, uma área gastronómica, uma tenda fora de horas, “street food”, um espaço infantil e juvenil.

Esta feira constitui “uma excelente oportunidade para as empresas divulgarem a sua missão, fins, produtos e serviços”, realça Mário Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Tábua.

Para Ricardo Cruz, vice-presidente da autarquia, a expectativa é de que os visitantes possam “tirar proveito” da FACIT, num momento em que a organização está a apostar no “aumento de condições” em redor do recinto do certame, “que visa não só promover os relacionamentos empresarial e comercial, mas também aquilo que é o convívio musical”.

Uma vez que Tábua foi um dos concelhos fortemente afectados pelos incêndios de Outubro passado, o autarca realça que o importante é “estar de olhos postos no futuro”, sendo que “o futuro faz-se de iniciativas que possam alavancar a economia local e, sobretudo, atrair novos públicos-alvo”.

Nesta décima edição, Ricardo Cruz aponta como principais novidades a “redefinição do espaço envolvente”. “Restruturámos aquilo que são os sectores”, explicando que as áreas agrícola, automóvel e animal terão “uma diferenciação”. O autarca acentua, também, que a X Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua apresenta, este ano, “um grande enfoque em workshops e conferências a nível empresarial”.

A parceria com a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, é, igualmente, uma estratégia para a progressão da Feira. Na opinião de Ricardo Figueiredo, da ADI, este evento é “uma marca na região”, salientando que “a catástrofe” dos incêndios “traz também um elo de esperança e de continuidade”. “Este é um evento que permite reforçar o que de melhor o concelho de Tábua tem, que é uma das vertentes de promoção da ADI”, refere.

Neste certame marca presença o Exploratório Ciência Viva de Coimbra, com as “Bancadas de Ciências”, actividades práticas diversas em vários domínios, a observação nocturna de Saturno e outros astros.

A FACIT tem entradas gratuitas no primeiro (27 de Junho) e último (01 de Julho) dias, enquanto que nos dias 28 e 29 de Junho o custo de bilheteira é de dois euros. O valor mais elevado é praticado no dia 30 de Junho, com o preço de bilhete de 2,5 euros.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com