Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tábua apresentou nova estratégia turistica na BTL 2022

20 de Março 2022 Jornal Campeão: Tábua apresentou nova estratégia turistica na BTL 2022

É sobre este mote que o Município de Tábua desenvolve a sua nova estratégia para o sector turístico do seu território, alicerçada no potencial único e diferenciador que a natureza oferece ao visitante.

No espaço da CIM Região de Coimbra e perante uma plateia de operadores turísticos, autarcas e convidados, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, revelou ontem a nova imagem e marca turística, “Tábua, o Encanto das Beiras”, lançando o convite aos turistas para explorar, desfrutar e viver este concelho.

A diversidade e a qualidade dos recursos turísticos que Tábua disponibiliza, constitui um importante factor de atractividade do território e da sua crescente afirmação no contexto regional e nacional.

As paisagens deslumbrantes proporcionadas pelos Vales dos rios Alva, Cavalos e Mondego, os seus miradouros, os percursos pedestres e cicláveis que levam à descoberta de recantos únicos, a paradisíaca praia fluvial da Ronqueira, a sua fauna e flora, são alguns exemplos da vocação de Tábua para o turismo de natureza, constituindo-se como elementos base desta estratégia.

Mas também a história e memória presentes no seu riquíssimo património, como a Via Romana da Pedra da Sé, os monumentos e património religioso, as histórias associadas à figura de João Brandão, as tradições culturais, a riqueza gastronómica alicerçada no Queijo Serra da Estrela e no Vinho do Dão, enquanto produtos de qualidade reconhecida, contribuem para a complementaridade da oferta, criando novos motivos para a fixação do turista.

Ciente da importância deste sector e demonstrando a sua prioridade na implementação desta estratégia, o Município de Tábua tem vindo a reforçar o investimento na melhoria das infra-estruturas turísticas, destacando-se o concurso para a valorização e ampliação do Trilho dos Gaios e a apresentação do projecto para a criação da queijaria comunitária e o Centro Interpretativo do Queijo Serra da Estrela.

A concluir, Ricardo Cruz, realçou a hospitalidade e a arte de bem receber que caracteriza os Tabuenses, que conjugadas com estes recursos e produtos demonstram a disponibilidade e a vontade de Tábua em acolher e abraçar todos os que se queiram encantar com as suas belezas, explorando e desfrutando das mesmas.

A presença de Tábua na BTL 2022 integrou ainda um momento de apresentação de diversas iniciativas e eventos promovidos por diversas Instituições e agentes turísticos locais, bem como pela presença da Academia Artística do Município de Tábua, tendo o Vereador do Turismo, David Pinto, destacado a importância do trabalho em parceria, agradecendo o trabalho desenvolvido na consolidação de Tábua como espaço de referência nas áreas do turismo e do desporto.