Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Sustentabilidade” está presente no Forum Coimbra

17 de Julho 2023 Jornal Campeão: “Sustentabilidade” está presente no Forum Coimbra

As questões ligadas ao ambiente não são novidade e é já um tema presente no dia-a-dia das organizações. No Forum Coimbra não é diferente e, todos os dias, o centro está preparado para melhorar cada vez mais os seus indicadores de ESG – Environmental, Social e Governance.

São muitos os parâmetros a medir, mas o Forum Coimbra, sob gestão da Multi Portugal, tem implementado um Sistema de Gestão Integrada que permite, seja no âmbito mais ligado à poupança seja outros aspectos da sua actividade, gerir de forma eficiente a sua performance. A constante avaliação da operação, permite que sejam desenhadas alterações aos comportamentos diários conseguindo, cada vez mais, canalizar energias renováveis para assegurar o consumo ou tirar proveito da separação de resíduos em prol no ambiente – note-se que em 2022 a taxa de reciclagem no Forum Coimbra foi de 99,99%.

Fazendo deste um pilar essencial do Forum Coimbra, os dados de 2022 são extremamente animadores.

Comparativamente a 2019 – ano pré-covid e com o centro em pleno funcionamento como actualmente – registam-se reduções na ordem dos 13% de energia, 11% de poupança de água e 88% no que concerne à redução de utilização de gás. No caso, por exemplo, do consumo de electricidade, esta diminuição está ligada à substituição integral da iluminação do Centro Comercial e dos parques de estacionamento para LEDS, bem como à remodelação dos equipamentos de climatização, substituindo os ventiladores antigos por novos e mais eficientes.

João Vaz, director do centro, refere que “o Forum Coimbra tem feito um caminho muito linear no que diz respeito ao compromisso com a sustentabilidade. Para além de já possuir um certificado energético atribuído pela ADENE, com classificação B-, também está na fase final da sua candidatura BREEAM, um sistema de certificação que reconhece edifícios sustentáveis que excedem as normas nacionais. Durante todo o ano e também nas épocas festivas, como é o caso do Natal, temos tido, nos últimos anos, preocupações reforçadas neste sentido. Mais uma prova do nosso compromisso com o futuro.”

A Multi Portugal, empresa gestora do Forum Coimbra, foi a primeira empresa do sector a aplicar na gestão diária dos seus activos o Sistema de Gestão Integrada que, sendo um sistema certificado, monitoriza e facilita a gestão de vários parâmetros de actividade de um centro comercial, onde também se insere a gestão ambiental. Para além disso, teve sob sua gestão o primeiro centro comercial da Europa e o segundo do Mundo a serem certificados com a ISO14001, uma norma que possibilita que todas as organizações desenvolvam práticas sustentáveis nos seus produtos e serviços, e o único em Portugal a obter o registo EMAS, um mecanismo voluntário desenvolvido pela Comissão Europeia que visa promover a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações. Em Junho de 2023, a Multi Portugal orgulha-se também de integrar o conjunto de centros comerciais que, desafiados pela APCC – Associação Portuguesa de Centros Comerciais, assinaram um pacto para a sustentabilidade, composto por três pilares fundamentais – sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e comprometimento com a economia e com a ética – e que incorpora o compromisso de integrar práticas sustentáveis em todos os aspectos das operações dos centros comerciais.

Além disso, no último Corporate Social Responsability Report (CSR) a Multi Portugal assumiu alguns compromissos com os United Nations Sustainable Development Goals (UNSDG), entre os quais, o SDG13 onde se compromete a tomar medidas, sempre que necessário, para combater as alterações climáticas e a estabelecer objectivos de redução de carbono no decorrer de todas as suas operações.