Coimbra  22 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Surdez: Coimbra é palco do milésimo implante coclear

29 de Agosto 2017

Coimbra foi palco, hoje, do milésimo implante coclear, técnica que proporciona a subtracção de pacientes à surdez, tendo sido aplicados cerca de 500 em crianças.

Segundo o coordenador da Unidade Funcional de Implantes Cocleares do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, cerca de 87 por cento dos pacientes implantados, ao longo de 32 anos, falam ao telefone e a maioria das crianças frequenta a escola regular.

O médico Luís Filipe Silva, que foi discípulo do otorrinolaringologista Manuel Filipe, assumiu a coordenação da UFIC do CHUC no Verão de 2016.

O pioneirismo em matéria de implantes foi protagonizado pelos irmãos Filipe (Manuel e Fernando Rodrigues) no antigo Centro Hospitalar de Coimbra (Covões), cuja fusão com os Hospitais da Universidade, ocorrida em 2011, deu lugar ao CHUC.

Citado pela Agência Lusa, Luís Filipe Silva indicou que, hoje em dia, “todos os implantes, seja qual for o surdo (adulto ou criança), dão benefício”.

O médico entende alertar para o facto de algumas intervenções estarem a ser realizadas em instituições que, segundo ele, depois não fazem o devido acompanhamento do doente.

De acordo com o otorrinolaringologista, as crianças são o grupo mais exigente nesta área, pelo que se requer uma equipa bem treinada, capaz de perceber os sinais e possuidora de intuição para adaptar bem o implante coclear.

O CHUC possui o único Centro de Referência Nacional público em matéria de implantes cocleares (existe outro em Lisboa, mas agrega uma instituição de saúde privada), acolhendo surdos de todo o Continente e das regiões autónomas.

“Fazer implantes cocleares não está ao alcance de todas as instituições”, adverte Fernando Regateiro, presidente do CHUC, vincando ser necessária uma equipa multidisciplinar, com profissionais de diversas origens.

Segundo o médico e gestor, “não se chega a um milésimo implante sem muito esforço, sacrifício, dedicação e qualidade de serviço”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com