No contexto epidémico que vivemos, e com a iminência diária do ensino presencial fechar, urge preparar as crianças, desde o pré-escolar, para um ensino à distância.
“Vivemos um período que, pese as muitas dificuldades, valorizou o trabalho e o e-learning, metodologia que eventualmente se irá manter no futuro, agilizando procedimentos e minimizando o impacto da ausência presencial”, afirmou Rui Ramos, administrador da escola, acrescentando que “importa incutir nos alunos, desde cedo, conceitos como a segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais, numa área chave de desenvolvimento”.
Assim, o St. Paul’s School tem, desde a sua génese, informática semanal para todos os alunos, a partir dos três anos, no sentido de aquisição de noções básicas de cidadania digital.
As circunstâncias actuais obrigaram a um redireccionamento do conteúdo “no sentido de autonomizar as crianças no que toca ao uso de ferramentas colaborativas de aprendizagem, sem prejuízo para a inovação e criatividade”.
O St. Paul’s School, no âmbito destas aulas, trabalha, também, a cooperação e comunicação entre pares, considerando que em meio digital pode tornar-se mais inibidor.
“As crianças devem trabalhar com tecnologias em contexto de sala de aula e com fins educativos, permitindo, desta forma, o desenvolvimento das competências digitais. A melhor forma de as promover é a partir de práticas simuladas da realidade, tendo o docente de informática na retaguarda para ajudar nos procedimentos e na resolução técnica de problemas”, disse o administrador.
De recordar que, aquando do primeiro confinamento e a suspensão de aulas presenciais, o St. Paul’s School continuou em ‘e-Learning’, logo a 16 de Março de 2020, não perdendo um dia de actividade lectiva, assegurando todas as aulas e cumprindo os programas.
Os alunos do 1.º ao 3.º Ciclo mantiveram as aulas on-line, com os respectivos professores, em horário escolar regular, dando assim continuidade ao programa educativo, integrando, actividades e tarefas programadas, mantendo salas de estudo, reforço educativo e certificações linguísticas.
O St. Paul`s foi, mesmo, o primeiro estabelecimento escolar de Coimbra a adotar a metodologia de ensino à distância, sem qualquer interrupção.
Já a creche e pré-escolar mantiveram as sessões com as educadoras, com intervenções adaptadas em metodologia e horários às necessidades inerentes a cada faixa etária e exigência pedagógica.