Coimbra  22 de Fevereiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Soure renova e amplia rede de recolha de óleos alimentares usados

9 de Fevereiro 2020

No âmbito da sua política ambiental, o Município de Soure introduziu, recentemente, novos oleões na sua rede de recolha selectiva de Óleos Alimentares Usados (OAU), aumentando o número disponível de oleões instalados e renovando os já existentes.

“Trata-se de uma medida que visa sensibilizar os munícipes para a importância da reciclagem de óleos alimentares usados resultantes da utilização de óleos de origem vegetal (azeite, óleo de girassol, óleo de soja) na preparação dos alimentos (fritura), que devem ser tratados de forma a minimizar impactes ambientais e outros tipos de danos causados por este tipo de resíduos”, revela a autarquia.

Os equipamentos permitem, assim, “que os utilizadores domésticos coloquem a embalagem onde o óleo é armazenado (garrafa ou garrafão plástico) dentro do próprio oleão, o que simplifica a operação de deposição”.

O Município disponibiliza oleões em “todas as freguesias do concelho”, para além dos próprios Centros Ecológicos que também se encontram dotados deste equipamento, “de forma a permitir a utilização simultânea de todos os contentores de recolha selectiva”, nota a Câmara Municipal.

Desta forma, acredita, “a deslocação a estes locais de deposição de resíduos permitirá ao munícipe separar o papel/cartão, plástico/metal, vidros, pilhas, lâmpadas, roupa, pequenos electrodomésticos, monos e óleos alimentares usados”.

“Esta é mais uma acção que assenta na educação, sensibilização e formação para a temática dos resíduos, procurando promover a adopção de práticas ambientalmente responsáveis no âmbito do projecto ‘Soure Sustentável’”, conclui.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com