Coimbra  23 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Soure prepara novo ano lectivo

3 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Soure prepara novo ano lectivo

O Município de Soure está a preparar o arranque do próximo ano lectivo, atendendo aos desafios impostos pela pandemia da covid-19.

Neste sentido, e atendendo às actuais orientações da Direcção-Geral da Saúde e da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure, juntamente com a Autoridade de Saúde Local, definiram os procedimentos a adoptar, de forma a garantir a segurança e fomentar a tranquilidade de todos os envolvidos.

Assim, no decorrer da próxima semana, o vereador Gil Soares, responsável pelo pelouro da Educação, irá participar em reuniões com os encarregados de educação em todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar e 1.º ciclo e respectivas Juntas de Freguesia, em conjunto com a direcção do Agrupamento de Escolas, com o objectivo de esclarecer questões de organização e funcionamento das actividades escolares.

As principais medidas implementadas privilegiam o desfasamento de horários e a reorganização de espaços de modo a promover o distanciamento social nas componentes lectivas, recreios, períodos de almoço e transportes escolares, assim como a distribuição de equipamentos de protecção individual.

Também a higienização é prioridade do Município, tendo colocado dispensadores de gel desinfectante e tapetes desinfectantes em todas as entradas e saídas e adquirido produtos adequados à limpeza dos espaços e soluções bioactivas para os objectos manipulados pelos alunos.

Os funcionários municipais afectos à área da Educação vão estar presentes numa acção de formação com duas componentes: uma sobre a higienização, tendo como objectivo reforçar os procedimentos a adoptar no acolhimento das crianças, actividades lectivas, refeições, limpeza e na utilização de equipamentos de protecção individual; e outra referente ao tema “Gestão de comportamentos no recreio: desafios actuais”, ministrada pela psicóloga Mariana Pimentel.

Os assistentes operacionais dos estabelecimentos escolares, motoristas, vigilantes e pessoal docente vão, ainda, ser submetidos à realização de teste serológico de despiste e diagnóstico da covid-19, à semelhança do que aconteceu em Junho, na retoma do ensino pré-escolar.

Ação de rastreio contará com a colaboração de vários profissionais de saúde do concelho que integram o Banco de Voluntariado local.