Coimbra  22 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Soure: Orçamento de 17,4 milhões de euros aposta na educação

27 de Dezembro 2018

O Orçamento da Câmara de Soure para 2019, no valor de cerca de 17,4 milhões de euros, dá continuidade à aposta do município na educação, afirma a autarquia, liderada pelo socialista Mário Jorge Nunes.

Aprovado pela Assembleia Municipal, com 23 votos a favor, 19 dos quais da maioria PS, três da CDU e um do MAIS (Movimento Autárquico Independente por Soure), e quatro abstenções da coligação PSD/CDS-PP/PPM, o orçamento para o próximo ano é inferior ao de 2018 em cerca de 900 mil euros.

“A educação continua a ser uma prioridade para o actual executivo municipal”, assegura a Câmara de Soure, referindo que em 2019 será iniciada a construção do Centro Escolar da Freguesia de Soure – cujos projectos já foram concluídos e em relação ao qual já foi formalizado um protocolo de cooperação com o Ministério da Educação -, que permitirá “melhorar as instalações do ensino pré-escolar”.

Ainda na área da educação, o Município manterá, no próximo ano, serviços relacionados com o apoio à família, a acção social escolar e os transportes escolares, garantindo a oferta das fichas pedagógicas para os alunos dos primeiro e segundo ciclos, vales para aquisição de material escolar e a “totalidade do encargo financeiro do transporte a todos os alunos do concelho que frequentam o ensino obrigatório”, afirma a Câmara.

A regeneração urbana também faz parte da lista de investimentos da autarquia para 2019, ano em que vai avançar com a requalificação da rua de Alexandre Herculano (uma das principais artérias do centro da vila de Soure), com a “remodelação profunda” do Mercado Municipal e com a instalação do Centro de Inovação Social no antigo posto da GNR de Soure, entre outros empreendimentos.

Prevista também, por outro lado, a concepção e execução de um canil intermunicipal, em articulação com os municípios vizinhos de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho, que “poderá vir a ser implementado no concelho de Soure”.

O orçamento para 2019 prevê, igualmente, a organização, pela Câmara de Soure, da segunda edição do PANGEIA/Festival Municipal de Juventude, que “em 2018 foi um êxito, tendo-se afirmado como ecoevento e comprometendo-se com metas objectivas de separação de resíduos e implementação de práticas ambientalmente responsáveis, englobando actividades e temáticas destinadas ao público jovem”.

A estratégia para o próximo ano coloca o concelho de Soure “numa agenda global de crescimento suportado em três princípios fundamentais: o crescimento inteligente, o crescimento sustentável e o crescimento inclusivo”, sustenta o presidente da Câmara.

Além do orçamento da Câmara para 2019, no valor 17,4 milhões de euros, a Assembleia Municipal de Soure também aprovou as Grandes Opções do Plano Plurianual de Investimentos e AMR (actividades mais relevantes), no montante de cerca de 11 milhões de euros.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com