Coimbra  5 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Soure: Mostra em Gesteira junta gastronomia, artesanato e música

27 de Julho 2018

A localidade de Gesteira, no concelho de Soure, volta a animar-se, amanhã (sábado, dia 28) e no domingo (29), com a 7.ª edição da Mostra Gastronómica e Feira de Artesanato, tudo acompanhado de vários momentos musicais.

A iniciativa é promovida, como em anos anteriores, pelo Grupo Musical Gesteirense, com o apoio da União de Freguesias (UF) de Gesteira e Brunhós, constituindo uma óptima oportunidade para a população e os visitantes deliciarem-se com a gastronomia tradicional.

Rafael Gomes, presidente da UF de Gesteira e Brunhós, destaca que as pessoas “vão poder degustar alguns dos pratos mais típicos, apreciar a mostra de artesanato e desfrutar da animação durante estes dois dias”, sublinhando que o evento decorre, este ano, num novo espaço, “no Polidesportivo, que sofreu obras de melhoramento e que reúne todas as condições para os visitantes passarem momentos muito agradáveis”.

O sector da gastronomia é um dos mais representativos nesta mostra e privilegia os sabores regionais, com especial destaque para o coelho à Gesteira. A oferta é, contudo, muito abrangente e, como destaca Rafael Gomes, não esquece as “iguarias típicas da região”, como a famosa chanfana de cabra, o bacalhau à lagareiro, as pataniscas e as febras à Gesteira, sem esquecer a sopa e, ainda, o sempre delicioso arroz doce.

A Mostra Gastronómica abre sábado, às 12h30, e terá animação musical com os Gaiteiros de Gesteira, às 13h00, e à noite, a partir das 22h00, haverá baile com o grupo Síncopa.

No domingo o evento reabre às 12h30, actuando durante a tarde o grupo “Os 3 Aflitos”, às 14h30, o grupo de hip-hop “Samuel Beat”, às 15h30, e o grupo de concertinas Puxófole, pelas 16h30.

As receitas angariadas durante estes dois dias revertem para o Grupo Musical Gesteirense e, tal como nos anos anteriores, são aplicadas nos projectos e iniciativas que o grupo desenvolve.

Esta iniciativa, que é já de referência local e regional, aposta na qualidade dos produtos e dos pratos confeccionados, tendo como principal objectivo a promoção daquele território, da sua cultura, e, claro, da sua gastronomia, proporcionando, ainda, o convívio saudácvel entre a população e os visitantes.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com