Coimbra  21 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

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Soure já tem novo Espaço de Cidadania

30 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Soure já tem novo Espaço de Cidadania

A intervenção social, através da criação de respostas adequadas às necessidades da população, tem sido uma das apostas do Município de Soure surgindo, nesse sentido, o Espaço de Cidadania.

Este novo serviço congrega o Gabinete de Inserção Profissional (GAP), o Balcão da Inclusão, o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), o Gabinete da Igualdade e Apoio à Vítima (GIAV) e o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC).

O GAP tem como objectivo reforçar a actuação do Serviço Público de Emprego no apoio à inserção profissional dos desempregados, com actuação de proximidade aos territórios e às populações e em estreita articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

O Balcão da Inclusão resulta da celebração de um protocolo entre o Município e o Instituto Nacional para a Reabilitação, para integração da Rede Nacional dos Balcões da Inclusão. Este serviço destina-se ao atendimento qualificado dos munícipes com deficiência/ incapacidade e respectivas famílias, bem como dos técnicos e instituições que desenvolvem qualquer tipo de actividade neste domínio, assegurando-lhes uma informação integrada sobre os direitos, benefícios e recursos existentes para a resolução dos problemas colocados.

O Gabinete de Apoio ao Emigrante disponibiliza um atendimento gratuito aos munícipes que tenham estado emigrados, aos que estão em vias de regresso, aos que residem ainda no país de acolhimento e àqueles que desejam emigrar, apoiando-os na resolução dos diversos problemas que surjam.

O Gabinete da Igualdade e Apoio à Vítima é uma estrutura gratuita e confidencial, de atendimento, acompanhamento, apoio especializado e encaminhamento a vítimas de violência doméstica e violência de género, visando a sensibilização e produção de materiais nestas áreas.

Por protocolo celebrado com a Direcção-Geral do Consumidor, o Município implementou o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), destinado aos residentes, com o objectivo de prestar informação aos consumidores, apoiar na resolução de conflitos de consumo, encaminhando as reclamações para os centros de arbitragem ou para as entidades reguladoras ou de fiscalização competentes.

Estes serviços têm novas instalações, passando a funcionar na Rua Alexandre Herculano, dotando-os, segundo o Município de Soure, de melhores condições de atendimento ao público, nomeadamente no que respeita a questões de confidencialidade e sigilo, bem como de acompanhamento de pessoas e situações de vulnerabilidade social.

Esta alteração enquadra-se ainda na política municipal de descentralização de serviços e repovoamento da zona baixa da vila de Soure, que está a ser alvo de regeneração urbana, como é o caso da Rua Alexandre Herculano, também ela recentemente requalificada. Acresce, ainda, o facto de laborarem numa artéria desta zona os serviços municipais de Acção Social e Saúde e a Segurança Social, conferindo uma proximidade a quem destes necessita.