Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Soure distinguido com galardão “Município Amigo do Desporto”

4 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Soure distinguido com galardão “Município Amigo do Desporto”

Gil Soares, vereador do Desporto e Pedro Soares, da Cidade Social

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Soure foi distinguido como “Município Amigo do Desporto”, galardão atribuído pela plataforma Cidade Social.

Avaliado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, o prémio procura reconhecer, distinguir, promover e premiar as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses, no âmbito da promoção do desenvolvimento desportivo nos seus territórios. São distinguidos anualmente os municípios que, reconhecidamente, desenvolvam uma política de apoio ao desporto de excelência.

Na atribuição da distinção foram tidas em conta uma dezena de áreas de análise: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Para além disto, são também considerados aspectos relativos à gestão do desporto, mais concretamente ligados ao modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto e a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.

O Município de Soure tem vindo a implementar uma estratégia que, além da aposta na formação e no apoio às colectividades, pretende potenciar a diversificação e promoção da oferta desportiva concelhia, bem como atrair para o concelho a realização de eventos desportivos regionais, nacionais e internacionais.

Apesar de as circunstâncias que se viveram no ano de 2020 não terem permitido a concretização de várias competições e eventos que se encontravam previstos, continua a ser prioridade a afirmação de Soure como uma referência na área do Desporto através da aposta municipal em acontecimentos como o Cross Trail Soure 1111, Etapa de Verão da Corrida 4 Estações, eventos Duatlo e Triatlo de Soure, programa Ginástica para Todos, Campeonato Europeu de Escalada, torneios de Xadrez e várias provas do Campeonato Nacional de Bilhar, bem como as comemorações do Dia Mundial da Actividade Física, além de inúmeras caminhadas e actividades de cicloturismo.

“A autarquia encontra-se em fase de valorização do sector, promovendo a prática de actividade física regular e de estilos de vida saudáveis e indo ao encontro dos compromissos assumidos no Protocolo celebrado com a Direcção-Geral de Saúde. Mesmo perante a interrupção/diminuição da actividade desportiva em virtude da pandemia, o Município celebrou os Contratos Desportivos de Desenvolvimento Desportivo e manteve os apoios ao funcionamento às colectividades e associações locais”, afirmou o Município.