Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Soure dinamiza estágio de música de Verão

7 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Soure dinamiza estágio de música de Verão

A Câmara Municipal de Soure, de forma a ocupar os jovens de forma didáctica e pedagógica, iniciou o projecto musical “1.º Estágio Orquestra Município de Soure”, que funciona com aulas diárias, individuais ou por naipe, de segunda a sexta-feira.

O projecto tem como objectivos principais proporcionar novas experiências musicais, fomentar o desenvolvimento de aptidões, desenvolver a percepção e cognição musical, sensibilizar/promover a criação de hábitos de estudo e prática regular do instrumento e valorizar o trabalho meritório levado a cabo pelas cinco Bandas Filarmónicas concelhias.

A iniciativa insere-se num contexto de formação, que pretende envolver os membros das Filarmónicas, Escolas de Música ou outros grupos cuja base instrumental seja o sopro ou a percussão, possibilitando que pratiquem a sua execução de forma mais regular e devidamente orientada.

Na sequência da pandemia covid-19, as habituais actividades de verão das Bandas Filarmónicas e Escolas de Música foram suspensas, pelo que esta acção surge como uma resposta a essa paragem.

Considerando o gradual levantamento das medidas de confinamento, foi manifesto o interesse em criar uma iniciativa que fosse ao encontro do dinamismo demonstrado pelas colectividades concelhias ligadas à música, surgindo a oportunidade de criar um Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão durante o período das férias escolares.

Este desafio foi lançado a Joel Cura, Ivo Cura e Tiago Maia, jovens talentos oriundos do concelho e com formação na área da música, que constituem a Direcção Artística do programa.

O Município de Soure, promotor da iniciativa, assume todos os encargos financeiros associados e disponibiliza transporte aos alunos inscritos nas actividades. As Bandas Filarmónicas são parceiras nesta realização, disponibilizando os espaços para as aulas de formação, sendo ressarcidas para apoio à sua manutenção e conservação.