Coimbra  1 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Soure cancela S. Mateus mas mantém Festival Pangea

8 de Maio 2020 Jornal Campeão: Soure cancela S. Mateus mas mantém Festival Pangea

Este ano, como em muitos outros locais, vai quebrar-se a tradição secular e, também em Soure, não haverá o São Mateus – FATACIS, mas a Câmara Municipal confirma a realização do Festival Municipal da Juventude – Pangea.

O grande ponto alto de atracção do concelho são as festas anuais de S. Mateus, que deveriam realizar-se de 17 a 22 de Setembro, contudo, devido à pandemia de covid-19 e a proibição, importa pelo Governo, de não realização de festivais de música e eventos similares até 30 de Setembro, obrigou ao cancelamento deste certame secular.

No entanto, Mário Jorge Nunes, presidente da autarquia de Soure, espera que haja “condições para que, pelo menos, a Feira Franca se possa manter, uma vez que é centenária, mas tudo o resto que, habitualmente, compõe o S. Mateus, desde os espectáculos à Feira das Freguesias, tasquinhas, etc estão canceladas”.

O autarca adiantou, ainda, esta manhã e em primeira mão à “Rádio Regional do Centro” que, para já, mantém-se a realização do Festival Pangea, dedicado à juventude do concelho.

“O Pangea vai para a sua 3.ª edição e manter-se-á”, revelou Mário Jorge Nunes, sublinhando, contudo, que “se vai realizar de forma diferente”.

A decisão foi tomada, ontem (07), numa reunião com os grupos parceiros na organização do Festival, tendo ficado também estabelecida a realização do concurso de bandas de garagem, bem como encontros temáticos, entre outras actividades habituais neste evento.

“Com as condições que existem hoje, e a tecnologia que está a ser desenvolvida, o Pangea irá acontecer”, reafirmou o édil.

Biblioteca Municipal celebra 22 anos e reabre ao público segunda-feira

Soure tem outros motivos para festejar, como seja o 22.º aniversário da sua Biblioteca Municipal que, após o período de encerramento devido ao estado de emergência, reabrirá portas ao público na próxima segunda-feira (11).

Ainda que encerrada, a Biblioteca foi dinamizando as suas actividades ao longo deste período de forma não presencial.

A reabertura acontecerá, então, na próxima semana, mas ainda com algumas restrições e condicionantes na utilização do espaço. Simultaneamente, continuará a funcionar o Serviço de Empréstimo de Livros ao Domícilio, podendo igualmente a requisição e levantamento de obras ser efectuada presencialmente.

Também irão continuar a realizar-se as várias iniciativas que, durante o estado de emergência, decorreram via online, designadamente as acções “Sábados na Biblioteca”, “Manta com Histórias” e “Hora do Conto”, “até que seja possível retomar a normalidade”, nota a Câmara Municipal.

“Outros projectos estão previstos, estando a Biblioteca a adaptar-se à nova realidade, procurando continuar a desenvolver e proporcionar actividades culturais e educacionais à população, respeitando o cumprimento das normas aconselhadas pelas autoridades de Saúde”, conclui.

Biblioteca Municipal Soure