A Associação Empresarial de Soure (AES) anunciou um investimento de 300 000 euros para promoção do espírito empresarial naquele concelho e um dos objectivos é criar oito novas empresas até final do ano.
Ontem, na sessão de apresentação da iniciativa “Project For You”, Paulo Simões, secretário executivo da Associação Empresarial de Soure, afirmou que o projecto tem como destinatários a população do concelho e alunos finalistas de instituições de ensino superior de Coimbra e Leiria.
De entre os objectivos do projecto, que possui uma dotação financeira de cerca de 300 000 euros, 85 por cento dos quais financiados por fundos europeus, estão os apoios à criação de novas empresas, onde se incluem “apoio gratuitos” à elaboração de planos de negócio, apoio técnico e acesso a mecanismos de financiamento, um portal na Internet com ferramentas de apoio à actividade empresarial e a “possível disponibilização” de espaços para incubação de empresas.
“No final do ano, queremos criar mais oito empresas em Soure”, frisou o dirigente da AES.
Paulo Simões disse, ainda, que o “Project For You” vai incluir um estudo de mercado “para identificar as potencialidades do concelho que possam ser atractivas para potenciais investidores” e aposta, igualmente, no desenvolvimento de parcerias locais. “A parceria com o Município é fundamental”, sustentou.
Na sessão, que decorreu nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Nunes, disse que o desenvolvimento económico do concelho que dirige “é um dos eixos estratégicos essenciais para o crescimento sustentável” do município. “Não existe verdadeiro desenvolvimento sem um tecido empresarial vivo, atento às oportunidades, perspicaz na acção forte na ambição”, argumentou o autarca.
Mário Nunes lembrou que o Plano de Acção Estratégico do Município de Soure conclui que o concelho “revela-se um território atractivo para a fixação de empresas, sendo que para tal contribuem factores económicos e sociais, nomeadamente a proximidade a grandes centros urbanos (Aveiro e Coimbra), a existência de infraestruturas viárias e ferroviárias essenciais para o fluxo de matérias-primas e pessoas e, por último, mas, não menos importante, pelo potencial turístico de Soure e excelência dos recursos endógenos”.
“Assim, entendo que é dever do Município, acompanhar a dinâmica empreendedora a nível nacional, dinamizando acções de apoio ao empreendedorismo local e apoiando projectos que acompanhem uma lógica transversal de sensibilização, educação, incubação e financiamento”, defendeu.
O autarca disse, ainda, que a parceria com a Associação Empresarial de Soure “não é de hoje, tem vindo a crescer e a abraçar novos projectos” e que esse trabalho conjunto resultou na constituição de um gabinete de apoio ao empresário e noutras acções.
Sobre o “Project For You”, Mário Nunes considerou que promoverá a coesão económica na região e contribuirá para o reforço da competitividade do concelho de Soure.
“Este projecto tem, igualmente, um objectivo que nos é muito caro e que se prende com a criação de emprego, pois mais empresas significam mais postos de trabalho e não sendo nós um concelho onde a taxa de desemprego seja alta relativamente à região, preocupa-nos um desempregado que seja”, alegou.