Coimbra  20 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Soure acolheu conferência sobre economia local

28 de Outubro 2019

O Pavilhão Multiusos de Soure abriu, esta tarde (28), portas à conferência “Invest Soure 2020”, cujo tema central foi “Acelerar a Economia Local – As empresas na economia e no desenvolvimento das regiões”.

A iniciativa do Grupo Lusiaves, que se encontra há mais de duas décadas no concelho de Soure, contou com o apoio da Câmara Municipal, da Associação Empresarial e do Instituto do Emprego e de Formação Profissional (IEFP).

A sessão começou à hora marcada, pelas 16h30, e depressa as cadeiras se encheram de pessoas interessadas em saber mais sobre a economia local.

Estratégias para a economia local, por Rui Fernandes, da Câmara Municipal de Soure; incentivos e linhas de apoio ao empreendedorismo, com Carlos Alves, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro; empreendedorismo(s) e (des)empregos: desafios e propostas, com Adelaide Crespo, do IEFP; o impacto sócio-económico do Grupo Lusiaves em Soure; e como pode este mesmo grupo ajudar novos empreendedores na área avícola, através do programa “Dá asas ao teu negócio”, apresentado por Pedro Ferreira, foram alguns dos temas abordados ao longo desta tarde.

Mário Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Soure, durante a conferência agradeceu ao Grupo Lusiaves pelo seu importante papel no desenvolvimento do concelho, assumindo que esta é uma empresa que ajuda “à sustentabilidade económica do território”.

O presidente aproveitou, ainda, a oportunidade para falar sobre algumas das apostas do Município no desenvolvimento do seu concelho, como os investimentos nos transportes, nos serviços e nas telecomunicações, não esquecendo que continuam em marcha as tentativas de criação de novas zonas industrias, uma mais a sul do concelho e outra próxima da estação ferroviária de Alfarelos – Granja do Ulmeiro.

O programa desta tarde culminou com um debate em torno do papel das empresas na economia e no desenvolvimento das regiões, nomeadamente na de Soure, moderado pelo jornalista Camilo Lourenço.

Como convidados a participar neste mesmo debate marcaram presença figuras conhecidas da região, para além do já indicado presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes; Pedro Saraiva, professor da Universidade Nova; Carlos Mendes, presidente da Associação Empresarial de Soure; Avelino Gaspar, presidente do Grupo Lusiaves; e Fernando Carlos Alves, director regional da Agricultura e Pescas do Centro.

Invest Soure publico

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com