Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Soure acolhe Taça da Europa de Escala de Bloco

21 de Abril 2022 Jornal Campeão: Soure acolhe Taça da Europa de Escala de Bloco

Nos próximos dias 23 e 24 de Abril, o Pavilhão Municipal Encosta do Sol, em Soure, irá receber uma prova da Taça da Europa de Escalada de Bloco de 2022, para os escalões jovens.

É o sexto ano consecutivo que o concelho acolhe uma prova europeia desta competição que está integrada no calendário da IFSC (International Federation of Sport Climbing), e que contará com a participação de alguns dos atletas que irão estar presentes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Entre os participantes de vários países da Europa, encontra-se uma comitiva de 15 cidadãos ucranianos, aos quais o Município de Soure “irá suportar todas as despesas relacionadas com alojamento e alimentação, considerando a conjetura que o seu país atravessa actualmente”, como refere a autarquia.

O evento desportivo é organizado pela Federação Promotora de Montanhismo e Escalada (FPME), com o apoio do Município e a colaboração do Núcleo de Escalada de Soure.

A autarquia tem investido na prática desta modalidade, uma vez que esta mobiliza muitos jovens do concelho. Actualmente encontram-se a competir no Campeonato Nacional 25 atletas sourenses, sendo que o Desporto Escolar, integrado nas actividades extracurriculares, envolve cerca de mais uma centena de alunos.

A aposta na realização de provas nacionais e internacionais em Soure, em articulação com a respetiva Federação, “tem-se revelado profícua, trazendo muitos atletas e visitantes portugueses e estrangeiros ao concelho, promovendo não só a prática desportiva, mas também fomentando o turismo, a cultura, a gastronomia e a descoberta do território”, frisa a Câmara Municipal.

A recepção aos atletas estrangeiros decorre na próxima sexta-feira, dia 22, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelhio. A competição decorre nos dias 23 e 24, no Pavilhão Municipal Encosta do Sol, com entradas gratuitas.